Todos os métodos e critérios administrativos evoluem com o tempo e como função de novos recursos operacionais, quer hardware quer software. ERPs estão por todas as empresas mais organizadas criando condições de aprimorar a administração. Algumas implantações engessando as empresas, mas, de qualquer forma, dando padrão de trabalho.
O que acontece é que a maioria das empresas e seus funcionários estão mais preocupados com a eficiência econômica de seus processos do que com a eficácia com que atingem os anseios de seus clientes, quer consumidores quer clientes intermediários - B2B.
Falta ainda diálogo colaborativo entre os elos da cadeia de suprimentos. Fornecedores não podem conhecer detalhes dos seus clientes, pois muitos destes ainda teimam em achar que tudo é confidencial. Assim, o crescimento mútuo fica prejudicado, e consequentemente a competitividade internacional - ou mesmo nacional - fica debilitada.
Em outros países mais desenvolvidos, a colaboração está tão avançada que já se começa a falar em atingir a sincronização. Uma intimidade tão grande entre cliente e fornecedor que ambos trabalham como se fossem de uma única empresa.
Para isso é preciso encarar a realidade. Falta educação formal e de bom nível à maioria dos funcionários; falta treinamento adequado para que seja possível as pessoas serem agentes de mudança e não mudados pela cultura da empresa. Falta também um desacomodamento, isto é, sair da zona de conforto e criar novas oportunidades. Acima de tudo, falta a cada um achar sentido no trabalho. Sentido que projete alegria, disposição e um autorealizar-se.
Pode parecer que a autorealização nada tem a ver com a melhoria da empresa. Eis aí um grande engano. Patrões mais despreparados não só pensam que pagar menos é que importa pois reduz custos como não tem lidado com a pessoa que para ele trabalha. Bota todos num único saco e trata todos igualmente. Há até uma propaganda que indica que isto deve ser feito quando afirma que não deve haver tratamento desigual na empresa. O que deveria ser exatamente o contrário: trate cada um na sua individualidade pois cada um é diferente do outro. Enquanto não se entender isto fica difícil solicitar a máxima cooperação individual.