Sexta, 04 Julho 2025

O principal problema brasileiro é a ignorância.

Numa empresa, a comunicação interna tem papel fundamental e é, por vezes, o seu principal problema. Num processo de comunicação tem-se:

* Uma origem, que deve saber descrever corretamente o que deseja transmitir;
* Um receptor que deve conseguir entender o que foi transmitido.

Mas não só a comunicação intra muros deve ser correta. Também a comunicação entre  empresas  deve ser precisa, já que a competitividade no mercado é função da cadeia de suprimentos na qual a empresa está inserida

Um ignorante emissor não consegue dizer ou escrever precisamente o que deseja, seja por falta de vocabulário, seja por não conseguir construir frases precisas, seja por pura incapacidade de colocar em palavras o que pensa, seja porque definitivamente não pensa.

Por sua vez um ignorante receptor não consegue compreender o que foi dito ou escrito, por que não tem vocabulário suficiente, por não entender a estrutura da língua ou mais crucial, por que não sabe ler.

Soma-se a isto a falta de interesse em apreender e temos um quadro negro para o desenvolvimento de cada pessoa, de uma organização, ou de todo o país. Exemplos de dificuldades são muitos. Eis alguns:

Durante uma consulta um médico solicita alguns exames para uma criança acompanhada de sua mãe. Explica que para parte dos exames será preciso fazer jejum de oito horas. A mãe, ignorante, responde que não vai deixar seu filho passar fome.

Um autodenominado pedreiro, por pura ignorância, tampou uma entrada de uma tubulação no teto do prédio, para evitar entrada de água da chuva, pois não achava onde estava o vazamento que fazia cair água na parede. A conseqüência foi a criação de uma piscina no teto, que acabou destruindo o teto e mais todos os andares abaixo, com mortes, como vimos recentemente.

Nas empresas o entendimento está cada vez mais complicado: a) E-mails com partes de palavras são itens comuns no dia a dia; b) Pessoas de baixa escolaridade, contratadas por questão  econômica para funções que exigiriam gente melhor esclarecida, trava ou destrói processos produtivos evolutivos; c) Máquinas mais sofisticadas são subutilizadas por falta de conhecimento  dos operadores (mesmo com treinamento intensivo).

A ignorância é superlativa quando não se promove a capacidade de pensar.

O nivelamento por baixo em uma organização implica em maiores gastos financeiros, maior gasto de tempo, queda da qualidade e consequentemente menos competitividade.

Mas o pior, o mais criminoso é quando a ignorância faz parte de uma plano maior de manutenção do poder. Num livro de matemática para o antigo primário, de 1945, vi problemas que hoje são apenas discutidos no último ano do segundo grau ou na faculdade.

Por que manter a ignorância geral em primeiro lugar? Não adianta apenas o numero de novas faculdades se ao final não se tem um profissional com nível universitário. Por que pagar tão mal aos professores, comparativamente a outras funções quer no âmbito público quer no privado.

Ou isto é parte de um programa de emburrecimento planejamento da população ou é a própria ignorância de comando que nada planeja.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2