Terça, 14 Mai 2024

É importante ser flexível. Esta é uma frase que tenho escutado com frequência em muitos ambientes. Mas o que significa ser flexível?

 

A criança é birrenta e mal educada, porém, para serem flexíveis, seus pais permitem que ela faça o que quer para que ela (a criança) não fique birrenta.

 

Quando vai para a escola primária, seus pais exigem que ela seja alfabetizada em tempo recorde. Afinal, a competitividade é forte e ela precisa estar lendo antes dos três anos. Porém, em casa, não se esforçam para dar orientação clara e cobrá-la das tarefas, afinal são flexíveis.

 

As professoras, por sua vez, chegam atrasadas e permitem que os alunos cheguem atrasados para garantir que têm flexibilidade.

 

Quando chegam à universidade, devendo ser responsáveis por si mesmos, continuam a chegar atrasados e a não cumprir tarefas, por conta da flexibilidade. O professor o cobra sobre prazos de trabalhos e, portanto, não é flexível.

 

Nas empresas, o ritmo de flexibilidade se mantém. Experimente marcar uma reunião. O percentual de pessoas que chega no tempo marcado é mínimo. Qualquer um pode fazer um estudo sobre o tempo desperdiçado, enquanto se espera para iniciar uma reunião. Somando os tempos dos atrasados é provável que dê o salário de muitas horas de um diretor. Mas todos esperam, afinal é preciso ser flexível.

 

Se você for tentar chamar uma empresa para consertar seu refrigerador vai escutar do atendente: o técnico irá à sua casa amanhã, no período comercial. Você fica o dia inteiro em casa flexibilizando o tempo para ser atendido. Não importa a ninguém se você deixou de trabalhar e talvez tenha deixado de faturar no dia. Isto também vai fazer parte do seu estado de flexibilização.

 
 Foto: Agência Estado

Com grande frequência, os mais diversos grupos de minorias insatisfeitas fazem passeatas na Avenida Paulista. Param o trânsito de uma cidade de 11 milhões de habitantes. Até as ambulâncias não conseguem atingir os hospitais levando feridos e necessitados. Os doentes precisam ter uma certa flexibilidade com suas doenças.

 

No Senado Federal também se faz necessário flexibilizar o tanto quanto possível. Um senador tem uma casa que mais se parece o castelo de Luiz XV. Mas flexibilizando aqui e acolá, até que a casa parece somente um palácio.

 

Outro senador comete claramente erros que são classificados como falta de decoro parlamentar. Mas flexibilizando uma coisa para um e outra para outro, os senadores chegam à conclusão que foram muito rigorosos. Assim, também as representações contra o presidente do Senado, todas apresentadas pela oposição, foram desclassificadas pela Comissão de Ética. Depois disso, acordos parecem que foram fechados secretamente, flexibilizando tudo e garantindo a continuidade daqueles mal feitores.

 

Por outro lado, aqueles bandidos que vão presos, passam por análise da Justiça, que flexível dá indulto de Natal, para que muitos voltem a matar e roubar. Não dá pra dizer que isso vai acabar um dia, pois é tradição que se aprende na escola.

 

Quando eu escuto que é necessário flexibilizar me pergunto com que regra? Entendo flexibilização como algo estudado, discutido dentro da sociedade, que propõe uma modificação das normas, das leis, dos modelos estabelecidos. Flexibilizar não significa, portanto, bagunçar, que é o que está acontecendo de norte a sul, de leste a oeste do País.

 

Se um encontro de um grupo de interessados em um tema marcar uma reunião pode determinar que se encontrará às 20 horas e que a reunião começará às 21 horas, e que nesse tempo haverá um coquetel. Tudo bem.

 

Se uma escola acha que os alunos podem chegar com atraso de meia aula que estabeleça isso. Aí, quem se atrasar dentro desse tempo estará dentro da regra e não haverá necessidade de se flexibilizar.

 

Se acham que uma senador pode usar mais do que a sua verba de representação usando o cartão corporativo, então que se determine um novo valor e o submeta à aprovação. Se passar, tudo bem.

 

Mas sem alguma regra orientadora factível tudo vira uma grande anarquia. A regra precisa ser cobrada e quando não for cumprida que haja punição. Mas bagunça é tradição, e difícil de ser modificada.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome