Sexta, 19 Abril 2024

A coluna está entrevistando os primeiros colocados nas pesquisas para prefeito de Santos. De acordo com pesquisa Badra/Sistema Santa Cecília, são eles: Antônio Carlos Banha (MDB), com 15,3%; Vicente Cascione (Pros), 11,5%; Rogério Santos (PSDB), 9,3%; Douglas Martins (PT), 2,6%; Ivan Sartori (PSD), 2,3%; Bayard Umbuzeiro (PTB), 1,5%; Delegado Romano (DC), 1,4%.

600 Douglas MartinsDouglas Martins é o candidato a Prefeito de Santos pelo PT. Crédito: Divulgação.

Segue a primeira entrevista com o advogado, jornalista e músico Douglas Martins (PT).

Douglas é doutor em Direito. Foi secretário-adjunto de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República e atuou no Ministério da Justiça no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Tem longa experiência como advogado na defesa dos trabalhadores, é militante histórico do PT, músico e muito envolvido com a cultura afrobrasileira. Tem 59 anos.

Segue a entrevista:

Quais as ações necessárias para a integração porto-cidade?
A mais importante é a imediata revisão da Portaria 61 do Ministério da Infraestrutura, determinando que a cidade deve se ajustar ao porto, promovendo uma intervenção federal de fato em Santos.

Qual a proposta do candidato a respeito desse tema?
Reestabelecimento da paridade da relação porto-cidade com retorno ao diálogo e promoção de audiências públicas para compatibilização entre PDZ e Plano Diretor, atualmente em conflito.

Como fazer com que a almejada expansão da área do porto beneficie a população do entorno?
Criando empregos de qualidade. A atividade portuária pode estimular a formação de centros de inteligência nos municípios, tanto na gestão quanto na pauta tecnológica. O município pode criar a Escola Nacional de Engenharia e Gestão Portuária, valendo-se da centralidade do Porto de Santos na agenda do país.

Como aliar o desenvolvimento econômico com sustentabilidade?
Compatibilizando políticas de desenvolvimento, preservação do ambiente natural e social. O posicionamento de cargas poluentes nas áreas contiguas de alto adensamento urbano torna qualquer projeto ambientalmente insustentável. Ao mesmo tempo, a vocação de diversidade do Porto de Santos deve ser mantida.

Como fazer com que os impostos arrecadados no porto possam ser revertidos para a cidade?
Financiando políticas públicas que promovam o bem-estar social. Imposto é tributo não vinculado e naturalmente o poder público financia suas atividades através dele. Aplicação da receita de impostos em favor da cidade é a finalidade da arrecadação.

Como avalia o processo de desestatização do porto?
Um equívoco pelo qual a cidade e o país pagarão caro. A operação portuária já se encontra privatizada. A gestão portuária desestatizada transformará naturalmente quem assumir em Estado. É impossível dissociar a gestão portuária de interesse público. No caso de Santos, o poder do futuro gestor privado será determinante para a vida da cidade e inevitavelmente estará dotado de poder político decorrente da concentração de poder econômico.

Que modelo considera ideal?
A municipalização. É o que se adota nas grandes praças do mundo e é o que deve ser adotado aqui. A cidade é quem exerce a Autoridade Portuária.

Como avalia o processo para a realização da ligação seca (túnel ou ponte)?
Como necessário e complexo. A necessidade é autoexplicativa e a complexidade vem do fato da iniciativa envolver composição entre municípios, União e agências de financiamento. Os entes federativos deveriam tratar o tema como política de Estado e não apenas de governo.

Qual o projeto considera melhor para a cidade e o porto?
Túnel.

Tem atuado ou atuará em prol da defesa da ligação seca?
Se eleito, atuarei na defesa da ligação seca. Como disse, é uma necessidade.

Como?
Através de gestões junto aos demais gestores públicos para construção de uma política comum. Reitero que o princípio para essa atuação é o da cooperação na construção de uma política de Estado. Envolve agenda portuária, mas também tem lugar no plano de mobilidade intermunicipal.

Marcia editada* Jornalista, fotógrafa, pesquisadora, docente, pós-doutora em Comunicação e Cultura e diretora da Cais das Letras Comunicação. Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

banner areas portuarias