Caros leitores,
Hoje, falaremos da travessia do elevador de embarcações fluviais cujo vídeo foi apresentado no artigo anterior.
**************************************
O elevador de embarcações localizado no Canal do Centro em Le Roeulx, Hainaut, na Bélgica, é um equipamento importante para o transporte fluvial europeu, pois possibilita a ligação da fronteira franco-belga para ao Rio Meuse em direção à Liege, na rota hidroviária para Frankfurt e Berlin.
Foto: www.flickriver.com
Elevador de Strépy-Thieu – vista externa
A grande obra foi iniciada em 1982 e finalizada em 2002, consumiu o equivalente a 160 milhões de euros, é constituída de 2 elevadores independentes que vencem um desnível de 73,15 m, em lugar de um conjunto de 2 eclusas e 4 elevadores construídos a partir de 1888. O tempo para transitar nesse sistema antigo era aproximadamente de 2 horas.
O gabarito dos tanques com largura de 12 m, comprimento de 112 m e profundidade máxima de 4,5 m permite o tráfego de embarcações de 1.350 toneladas, substituiu com vantagens o acanhado gabarito Frecinet para embarcações de até 400 toneladas.
Foto: http://services-techniques.met.wallonie.be
Elevador de Strépy-Thieu – vista interna
Os dois elevadores são equipados com quatro motores elétricos cada um, os quais tracionam 112 cabos de aço, completam a subida ou descida em 10 minutos, incluindo o tempo de abertura das comportas. Esse ganho de capacidade permitiu que o fluxo de carga entre o Rio Meuse, o Rio Escaut, acesso ao Porto de Gent e o Canal de Charleroy à Bruxelas, acesso ao Porto de Antuérpia, aumentasse para 2.300.000 toneladas, 8 vezes o volume transportado antes da inauguração do Elevador de Strépy-Thieu.
Como incentivo ao transporte fluvial, as embarcações de carga estão isentas do pagamento para a travessia do elevador, o qual é cobrado apenas das embarcações de turismo e das pessoas que queiram apenas visitar o elevador, valores variando de 3,50 a 5,00 euros por pessoa, dependendo da faixa etária e tipo de visita embarcado ou não.
O Elevador de Strépy-Thieu é o maior do mundo até a inauguração do elevador da Barragem das Três Gargantas, hidrelétrica no rio Yangtze, China, o qual vencerá um desnível de 179 metros em dois lances.