Caros leitores,
Hoje, na continuidade do tema “fatores que influenciaram o comércio internacional”, continuamos a abordar o desenvolvimento, a evolução e especialização dos navios em função do tipo de carga transportada.
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* Os diferentes tipos de navio
Os navios tanques são embarcações exclusivas para o transporte de granéis líquidos. Dentro dessa categoria, estão os Petroleiros. Uma das peculiaridades desses navios é o fato de possuírem equipamentos para bombear a carga a bordo e vice-versa, constituídos por bombas, dutos e mangotes.
Com o fechamento do canal de Suez, que restringia aos navios uma capacidade de 50 mil TPB, as viagens do Oriente Médio Para a Europa, passaram a ser feitas através da circunavegação da África, aumentando a distância e conseqüentemente os fretes. Por isso, os armadores começaram a encomendar navios de grande porte, chamados VLCC (Very Large Crude Carriers), com a finalidade de minimizar o curto operacional e proporcionar um frete mais competitivo.
Navio tanque Stena Queen
Atualmente, existem também os ULCC (Ultra Large Crude Carriers), como o M.T. Globtic Tokyo, com uma capacidade de 477 mil TPB. Entretanto, face a necessidade de portos off-shore, isto é, em alto mar, sua operação se torna restrita a poucos portos que tenham as condições de recebê-los, como por exemplo o Terminal de Antifer, do Porto de Le Havre (França), em pleno Canal da Mancha.
Projetado após a Guerra do 7 dias (1967) para navios de até 750.000 t, Antifer tem pouco portos parceiros para poder aproveitar toda sua capacidade de recepção de petróleo.
Terminal de Antifer – Porto de Le Havre - França
Referências
“O Transporte Marítimo Internacional”, SANTOS, José Clayton dos. 2a edição. São Paulo: Ed. Aduaneiras, 1982.