Sábado, 27 Abril 2024

Caros leitores,
Hoje, iremos conhecer os modelos de abordagem segundo o artigo de Ballis Athanasios e Golias John, Towards the improvement of a combined transport chain performance.

*****************************

Segundo Ballis Athanasios e Golias John ambos pesquisadores do Departamento de Planejamento de Transporte e Engenharia, da Universidade Técnica Nacional de Atenas, publicado pelo European Journal of Operational Research European Journal of Operational Research, o transporte intermodal pode ser modelado para facilitar sua concepção.

Os terminais rodo-ferroviários e as formas de operação ferroviária são dois dos parâmetros que afetam a eficácia do transporte intermodal. Existem muitos outros parâmetros como a estrutura atual da rede, em termos de pontos de origem / destino e capacidades de transporte da linha ferroviária, as capacidades de material rodante, a interferência com o transporte ferroviário de passageiros,  fluxo que normalmente têm prioridade sobre o tráfego de mercadorias, entre outros.

A otimização do todo sistema deve, inevitavelmente, ser baseada em várias suposições e apesar da sua grande importância acadêmica, é de valor limitado para os diversos atores envolvidos nas operações do mundo real. Como exemplo pode-se citar os fabricantes de equipamentos, os transitários, os operadores dos terminais operadores, os quais parecem preferir as respostas diretas para os seus cenários hipotéticos.

A abordagem da modelagem seguida nesta pesquisa permite a intervenção do usuário no design do processo, tanto na concepção do terminal de transbordo como na seleção da forma de operação do  sistema ferroviário, enquanto por outro lado, também facilita a aplicação de poderosas ferramentas como o sistema de suporte customizado, simulações, e  a participação no mercado do fluxo de mercadorias.  Essa modelagem pode produzir resultados quantitativos de investimento custo, o custo por unidade de carregamento a ser transbordada, volume de transporte, etc.

A melhoria do desempenho do sistema sob investigação, por exemplo, corredor de transporte que incorpora pequenos, médios e e terminais de grande porte, pode ser alcançada através de uma otimização do procedimento, que é baseada em uma minuciosa análise do desempenho do terminal pelo uso de um micro modelo. Este modelo incorpora um sistema customizado, que auxilia o usuário a conceber tecnicamente o projeto do terminal e, portanto, reduzir o número de alternativas para uma investigação mais aprofundada, e um modelo de simulação, que quantifica o desempenho dos terminais para as diversas configurações  estudadas.


PDR/SC 2007 - LABTRANS-UFSC

Referências
Departamento de Planejamento de Transporte e Engenharia, da Universidade Técnica Nacional de Atenas, Ballis Athanasios e Golias John, 5 Str Polytechneiou Iroon., 157 73 Zografou, Atenas, Grécia- 2004
© 2003 Elsevier B. V. Todos os direitos reservados www.elsevier.com/locate/dsw

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome