No último dia 14, a Penalty em parceria com a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) lançou a bola Penalty D-Tech, equipada com tecnologia de rádio frequência (RDIF). A estreia foi no jogo Santander e São Bernardo, em São Paulo.
A tecnologia é inédita no mundo e é capaz de fornecer informações importantes durante os jogos e treinamentos. É possível identificar o local onde a bola caiu, dentro ou fora da quadra, com muita precisão. Além disto, pode auxiliar os treinadores, indicando a velocidade da bola no momento do ataque.
A bola conta com um chip encapsulado internamente, que envia sinais RDIF para antenas posicionadas quatro cantos da quadra. Em cada canto, ficam duas antenas a 63 centímetros e 8,5 metros de altura possibilitando que sejam capturados os sinais de bolas altas e baixas.
Os sinais da bola capturados por estas antenas são enviados para seis câmeras espalhadas pelas laterais da quadra, em suportes com altura aproximada de um metro, que registram as imagens e as mandam para um palm que permanece com o árbitro durante toda a partida.
A bateria do equipamento permite que a bola seja usada por seis horas consecutivas, após isto, deve ser recarregada através de um plug no mesmo orifício de entrada de ar. Para cada jogo ficam disponíveis cinco bolas e duas reservas.
As informações são processadas por um software específico, que monitora os sinais recebidos do chip. Mesmo com o equipamento interno, a bola manteve o peso oficial permitido pela CBV.
A Penalty D-Tech poderá ser usada em jogos oficiais da Confederação Brasileira de Voleibol, mas as regras de como e quando utilizá-la ainda será definida já que o custo do seu manuseio é alto.
Foram quatro anos de pesquisa e cerca de dois milhões de dólares em investimentos para que a tecnologia pudesse ser utilizada com precisão.
A CBV acredita que esta tecnologia beneficiará o esporte em diversos aspectos, opinião diferente da FIFA, que recusou o uso de tecnologia semelhante em partidas de futebol oficiais, indicando que lances polêmicos e erros fazem parte do espetáculo esportivo.