Sexta, 26 Abril 2024

Existem diversos tipos de draga utilizadas comumente nestetipo de operação, as quais são classificadas em mecânica, hidráulicae mista (mecânica/hidráulica), sendo que cada uma destas possuidiferentes tipos de mecanismo e operação (ALAD/CBD, 1972, Bray et al., 1997).

 

CategoriaTipo

Mecânica (Mechanical)

Dragas de alcatruzes (bucket dredge)

Dragas de caçambas (grab dredge)

Dragas escavadeiras (dipper dredge)

Hidráulica (Hydraulic)

Dragas de sucção (suction dredge)

Dragas de sucção com desagregadores (cutter suction dredge)

Dragas auto-transportadoras (trailing hopper dredge)

 

As dragas mecânicas são utilizadas para a remoção decascalho, areia e sedimentos muito coesivos, como argila, turfa, e siltealtamente consolidado. Estas dragas removem sedimentos de fundo através daaplicação direta de uma força mecânica para escavar o material, independente desua densidade. Os principais tipos de dragas mecânicas são as escavadeirasflutuantes (tais como as de caçamba e as de garras) e as dragas de alcatruzes(também conhecidas por "bucket ladder", estas dragas dispõem de uma corrente semfim com caçambas que trazem o material de fundo até uma esteira montada em umalança que eleva e projeta o material dragado a uma certa distância, ou o despejaem outra embarcação). Os sedimentos escavados com a utilização de dragasmecânicas são geralmente transportados em barcas ou barcaças, dependendo dovolume a ser transportado.

Nos Estados Unidos, as dragas hidráulicas respondempor aproximadamente 95% das atividades de dragagem (Bohlen, 1990). Estas dragassão mais adequadas para a remoção de areia e silte pouco consolidado, removendoe transportando o sedimento na forma líquida. São em geral bombas centrífugas,acionadas por motores a diesel ou elétricos, montadas sobre barcas e quedescarregam o material dragado através de tubulações que variam de 0,15 m a 1,2m de diâmetro, mantidas sobre a água através de flutuadores. A bomba produzvácuo na entrada da tubulação e a pressão força água e sedimento através datubulação. Estas dragas não podem operar com material que contenha grandespedras.

Os tipos de draga de sucção são as aspiradoras e ascortadoras. Nas aspiradoras, a sucção é feita por meio de um grande bocal deaspiração, como o dos aspiradores de pó. Com o auxílio de jatos de água, omaterial é desagregado e, através de aberturas no bocal, é aspirado e revadojunto com a água aos tubos de sucção. A draga opera contra a corrente, podendofazer cortes em bancos de material sedimentado de até 10 metros de largura.Cortes mais largos podem ser conseguidos por uma série de cortes paralelos. Estetipo de bocal é utilizado quando se tratar de material fino e de fraca coesão,em cortes rasos, não cortando material coesivo e não podendo fazer cortes embancos cujo material pode desmoronar sobre o bocal e impedir a sucção. Ascaracterísticas específicas de uma draga dependem das bombas e da fonte deenergia escolhida. A máxima extensão de corte que uma draga desse tipo poderealizar é da ordem de 1.100 metros.

Como essas dragas se deslocam corrente acima com bastanterapidez, não é conveniente dispor de tubulação em terra ligadas a elas, e simligadas a barcas; e para maior eficiência, a tubulação de recalque não deve termais de 300 metros de comprimento, nem se elevar acima de 1,5 metros do nível daágua (Linsley e Franzini, 1978).

As dragas de sucção cortadoras dispõem de um rotoraspirador, equipado com lâminas que desagregam o material já consolidado paraque este possa ser aspirado para o interior do tubo de sucção que se insere nonúcleo do rotor. O funcionamento é idêntico ao da aspiradora, porém apresentam maior eficiência, e ao invés de atuarem numa linha reta, o movimentoda draga descreve a trajetória de um arco. Uma variação deste tipo de draga sãoas auto-transportadoras, as quais são navios, com tanques (cisterna) de fundomóvel, onde o material dragado é depositado, sendo a seguir transportado para omar onde é descarregado, dispensando o uso de barcaças.

As dragas hidráulicas, ao aspirar o sedimento, trazemjunto uma grande quantidade de água. Conforme os tanques das barcaças e dedragas auto-transportadoras vão se enchendo, é necessário eliminar esta águaexcedente fazendo-a transbordar para fora da embarcação. Este processo chama-se"overflow".

 

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