Existem diversos tipos de draga utilizadas comumente nestetipo de operação, as quais são classificadas em mecânica, hidráulicae mista (mecânica/hidráulica), sendo que cada uma destas possuidiferentes tipos de mecanismo e operação (ALAD/CBD, 1972, Bray et al., 1997).
Categoria | Tipo |
Mecânica (Mechanical) | Dragas de alcatruzes (bucket dredge) |
Dragas de caçambas (grab dredge) | |
Dragas escavadeiras (dipper dredge) | |
Hidráulica (Hydraulic) | Dragas de sucção (suction dredge) |
Dragas de sucção com desagregadores (cutter suction dredge) | |
Dragas auto-transportadoras (trailing hopper dredge) |
As dragas mecânicas são utilizadas para a remoção decascalho, areia e sedimentos muito coesivos, como argila, turfa, e siltealtamente consolidado. Estas dragas removem sedimentos de fundo através daaplicação direta de uma força mecânica para escavar o material, independente desua densidade. Os principais tipos de dragas mecânicas são as escavadeirasflutuantes (tais como as de caçamba e as de garras) e as dragas de alcatruzes(também conhecidas por "bucket ladder", estas dragas dispõem de uma corrente semfim com caçambas que trazem o material de fundo até uma esteira montada em umalança que eleva e projeta o material dragado a uma certa distância, ou o despejaem outra embarcação). Os sedimentos escavados com a utilização de dragasmecânicas são geralmente transportados em barcas ou barcaças, dependendo dovolume a ser transportado.
Nos Estados Unidos, as dragas hidráulicas respondempor aproximadamente 95% das atividades de dragagem (Bohlen, 1990). Estas dragassão mais adequadas para a remoção de areia e silte pouco consolidado, removendoe transportando o sedimento na forma líquida. São em geral bombas centrífugas,acionadas por motores a diesel ou elétricos, montadas sobre barcas e quedescarregam o material dragado através de tubulações que variam de 0,15 m a 1,2m de diâmetro, mantidas sobre a água através de flutuadores. A bomba produzvácuo na entrada da tubulação e a pressão força água e sedimento através datubulação. Estas dragas não podem operar com material que contenha grandespedras.
Os tipos de draga de sucção são as aspiradoras e ascortadoras. Nas aspiradoras, a sucção é feita por meio de um grande bocal deaspiração, como o dos aspiradores de pó. Com o auxílio de jatos de água, omaterial é desagregado e, através de aberturas no bocal, é aspirado e revadojunto com a água aos tubos de sucção. A draga opera contra a corrente, podendofazer cortes em bancos de material sedimentado de até 10 metros de largura.Cortes mais largos podem ser conseguidos por uma série de cortes paralelos. Estetipo de bocal é utilizado quando se tratar de material fino e de fraca coesão,em cortes rasos, não cortando material coesivo e não podendo fazer cortes embancos cujo material pode desmoronar sobre o bocal e impedir a sucção. Ascaracterísticas específicas de uma draga dependem das bombas e da fonte deenergia escolhida. A máxima extensão de corte que uma draga desse tipo poderealizar é da ordem de 1.100 metros.
Como essas dragas se deslocam corrente acima com bastanterapidez, não é conveniente dispor de tubulação em terra ligadas a elas, e simligadas a barcas; e para maior eficiência, a tubulação de recalque não deve termais de 300 metros de comprimento, nem se elevar acima de 1,5 metros do nível daágua (Linsley e Franzini, 1978).
As dragas de sucção cortadoras dispõem de um rotoraspirador, equipado com lâminas que desagregam o material já consolidado paraque este possa ser aspirado para o interior do tubo de sucção que se insere nonúcleo do rotor. O funcionamento é idêntico ao da aspiradora, porém apresentam maior eficiência, e ao invés de atuarem numa linha reta, o movimentoda draga descreve a trajetória de um arco. Uma variação deste tipo de draga sãoas auto-transportadoras, as quais são navios, com tanques (cisterna) de fundomóvel, onde o material dragado é depositado, sendo a seguir transportado para omar onde é descarregado, dispensando o uso de barcaças.
As dragas hidráulicas, ao aspirar o sedimento, trazemjunto uma grande quantidade de água. Conforme os tanques das barcaças e dedragas auto-transportadoras vão se enchendo, é necessário eliminar esta águaexcedente fazendo-a transbordar para fora da embarcação. Este processo chama-se"overflow".