Sábado, 23 Novembro 2024

Porto Interior é um tipo de porto em que é interligado em hidrovias interiores. A palavra “interior” nesse caso designa a navegação que ocorre em vias interiores, seja em âmbito nacional ou internacional. Esses portos são fluviais e a grande diferença entre a navegação por cabotagem e interior é que, quando ela está ligada a dois portos fluviais, é considerada interior. Se for um caso diferente desse, é considerado cabotagem.

No setor de portos e hidrovias interiores, os indicadores primários a serem considerados são: movimentação portuária (para portos fluviais, já que estamos falando da navegação em rios), e condições de navegabilidade das hidrovias, como a dragagem e a sinalização náutica.

Porém, é importante frisar que as hidrovias não dependem dos portos interiores, pois cerca de 80% do tráfego hidroviário interior não embarca ou desembarca em portos fluviais, pois está vinculada aos terminais de uso privativo (TUP’s). Assim, também é desenvolvida uma política de aperfeiçoamento de cabotagem e da navegação de longo curso, exigindo calados que as hidrovias interiores de águas rasas não podem oferecer e, assim recorrendo a outros meios de navegação e a outros tipos de portos.

 

Saiba mais

Aspectos da Navegação Interior;

Feira Global Portogente: Portos;

Escola Virtual Portogente: Curso “Portos Brasileiros”;

Escola Virtual Portogente: Curso “Ferramentas de Planejamento Portuário”;

Escola Virtual Portogente: Curso “Indicadores Mundiais de Desempenho Logístico”.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!