Boogie ou chassis porta-contêineres consiste em um equipamento especial para o transporte rodoviário de contêineres, de uso obrigatório.

 

Veja Também

 

Conceitos Gerais

 

O boogie é formado por duas vigas longitudinais, geralmente em aço de baixo carbono, com travessas intermediárias do mesmo material, suspensão, pé de apoio, pino-rei para engate no cavalo-mecânico, dois ou três eixos e oito pneus. Por meio de acoplamento, recebe a eletricidade e o ar para suas instalações e sistema de freios. Possui pinos de engate especiais que prendem o contêiner, dando-lhe maior segurança no transporte.
O boogie é tão importante que as empresas de seguro não se responsabilizam nos acidentes em que o contêiner não esteja colocado sobre esses chassis. Pode ser desengatado no veículo transportador, de forma a dar maior flexibilidade de uso, pois permite que o cavalo-mecânico seja liberado para outras funções.
No Brasil existem dois tipos padronizados de chassis: o de 23,5 polegadas (com 4 engates) para um contêiner de 20 pés, e o de 40 polegadas (com 8 engates) para um contêiner de 40 pés ou dois de 20 pés, desde que respeitadas as limitações de tonelagem por eixo.

 

(Fonte: SERPRO)

Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
O que você achou? Comente