Sábado, 23 Novembro 2024

Value Chain é uma expressão logística que designa uma cadeia de valor, ou seja, as funções dentro de uma empresa que agregam valor aos produtos ou serviços que a organização vende para os clientes e pelos quais recebe pagamento. Consiste em uma técnica popularizada por Michael Porter que define uma série de atividades, agrupadas em atividades primárias e de apoio, que uma organização desempenha para produzir valor agregado a seus produtos e serviços.

 

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Atividades da Cadeia de Valor

 

De acordo com a estratégia adotada, as atividades da cadeia de valor de uma empresa podem ser caracterizadas como:

  • Atividades estratégicas: são imprescindíveis à implementação da estratégia, uma vez que afetam diretamente o desempenho da empresa nos fatores críticos de sucesso do negócio. Por isso, devem poder usufruir de todos os recursos requeridos, tanto em quantidade, como em qualidade.
  • Atividades táticas: são necessárias mas não suficientes para a implementação da estratégia, na medida em que complementam ou suportam a ação das atividades estratégicas. Por isso, devem ser asseguradas numa perspectiva de otimização da relação custo/benefício.
  • Atividades de base: são necessárias ao funcionamento da empresa, qualquer que seja a sua estratégia, mas têm um impacto muito reduzido no seu desempenho competitivo. Por isso, devem ser asseguradas com um mínimo de custos para o nível de qualidade desejado.

 

Escopo da Cadeia da Valor

 

O escopo ou perspectiva da cadeia de valor define a natureza competitiva de uma organização no âmbito do mercado industrial em que se insere e determina a configuração e a economia do próprio modelo de cadeia de valor. É possível observar a cadeia de valor sob as seguintes perspectivas:

  • Escopo do Segmento: refere-se à variedade de produtos produzidos e de compradores atendidos;
  • Escopo Vertical: refere-se à execução das actividades (internamente ou em regime de outsourcing);
  • Escopo Geográfico: refere-se à variedade de indústrias afins em que a empresa compete com uma estratégia coordenada.

Um escopo amplo permite a exploração das relações existentes entre as cadeias de valor num contexto de vários segmentos, área geográfica ou indústria, enquanto que um escopo estreito permite o ajustamento da cadeia para atender um segmento alvo. A amplitude e a estreiteza do escopo são exercidas sobre os concorrentes. Dada a existência de múltiplas formas de segmentar uma indústria e de explorar as inter-relações, o escopo pode ser combinado.

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