O Porto do Mucuripe ou Porto de Fortaleza, como é mais conhecido, é um porto da costa do Nordeste brasileiro, localizado no estado do Ceará, na cidade de Fortaleza. Para navegação através de Carta Náutica, utiliza-se a carta Nº 701 elaborada pela Diretoria de Hidrografia e Navegação - DHN, da Marinha do Brasil. O Porto do Mucuripe é um dos principais portos da navegação de cabotagem do Brasil em movimentação de cargas.

 

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Origens

 

Situado na enseada do Mucuripe desde a década de 50, o Porto de Fortaleza é rico em histórias, idéias e projetos.
O primeiro projeto de porto para Fortaleza surgiu em 1870 pelas mãos de Charles Neate. Seu projeto consistiu na construção de um quebra-mar e sistemas auxliares para a atracação de navios na costa no históricos local da Prainha, ao lado direito da foz do Riacho Pajeú, próximo a Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção, onde hoje existe a Praia de Iracema. Neste local foi construído vários trapiches desde 1804. Em 1875 tem início a construção do projeto de Neate pelo Sir John Hawkshaw. No ano de 1883 teve início a construção do quebra-mar, armazéns, Prédio da Alfândega de Fortaleza. A construção da Ponte Metálica aconteceu entre 1902 e 1906. A famosa Ponte dos Ingleses foi contruída em 1921.
Como o local escolhido e no qual foi consruído mostrou-se inviável as atividades portuárias, foram feitos estudos e projetos para um novo local para o Porto de Fortaleza.
Em 1908, uma comissão chefiada pelo engenheiro Manoel Carneiro de Souza Bandeira começou uma minuciosa e completa pesquisa na Prainha e na Enseada do Mucuripe, para levantamentos topohidrográficos e para estudo do regime dos ventos, das marés, das correntes e dos movimentos das areias.
Já em 1910 foi publicado relatório apresentando os resultados de todos os trabalhos realizados e do estudo para desenvolvimento de um projeto de melhoramento da estrutura portuária.
Em 1929, o Departamento de Portos, Rios e Canais tinha planos de realizar estudos sobre o porto de Fortaleza. Esta tarefa coube ao engenheiro Augusto Hor Meyll. Com base nos estudos feitos em Fortaleza, o Dr. Hor Meyll apresentou, a 21 de janeiro de 1930, o seu projeto de construção do porto de Fortaleza na enseada de Mucuripe. A enseada do Mucuripe oferecia vantagens extraordinárias, inclusive o fato que esta localiza-se seis quilômetros da Capital. Na época Meyll diz em frase que ficou famosa[1]: "Ou temos o porto na enseada de Mucuripe, ou nunca teremos um porto em Fortaleza."
Getúlio Vargas com o Decreto-Lei n0 544 de 7 de julho de 1938 decide sobre a localização do novo porto de Fortaleza e definindo a enseada do Mucuripe como o novo local.
No ano seguinte, 1939, foi instalado o canteiro de obras para construção do primeiro trecho de cais. Foram construidos 426 metros de cais acostável ao Porto de Fortaleza pela Companhia Nacional de Construções Civis e Hidráulicas (CIVILHIDRO).
Em 1952, foram construídos os armazéns A-1 e A-2.
Em 1953, deu-se a atracação do Vapor Bahia, primeiro navio a atracar no novo porto.
No decorrer do ano de 1964, deu-se a construção do armazém A-3, bem como foram iniciados os trabalhos de construção da estação de passageiros, do muro de fechamento e do cais 8 metros de profundidade.
Em 1968, foram inaugurados o armazém A-4, o prolongamento do cais de 10 metros de profundidade e a estação de passageiros.
Na década de 1980, em 80, foi inaugurado o cais pesqueiro, em 1982 foi inaugurado o píer petroleiro do porto e em 1984 o armazém A-5.

 

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