Quinta, 12 Setembro 2024

Intranet diz respeito à rede interna de computadores para compartilhamento de dados e informações numa instituição. A Intranet é uma rede que funciona como a Internet, só que voltada para dentro de uma empresa. Ela otimiza os processos de administração e troca de informações permitindo que se compartilhe informações internas usando qualquer Browser e reduzindo drasticamente o gasto com telecomunicações entre filiais. Outra vantagem da Intranet é o fato de que as informações que nela circulam não estão disponíveis à qualquer um com acesso à Internet. Em outras palavras, uma intranet é uma rede de computadores privada que assenta sobre a suite de protocolos da Internet. Consequentemente, todos os conceitos da última aplicam-se também numa intranet como, por exemplo, o paradigma de cliente-servidor. Resumidamente, o conceito de intranet pode ser interpretado como "uma versão privada da Internet", ou uma mini-Internet confinada a uma organização.

 

(Fonte: Dicionário de Transportes e Wikipedia)

 

Veja Também

 

Origens

 

No Brasil, os primeiros passos com computadores foram registrados em torno do ano de 1957. E daquela época aos dias de hoje houve um aumento enorme no uso de computadores nas empresas e na criação de ambientes computadorizados.
O termo Intranet surgiu no início de 1994, nos EUA, no vocabulário da Informática e na administração das empresas e aqui por volta de 1995. Visava definir uma arquitetura padronizada para as redes corporativas internas, similar a arquitetura usada na Internet.
E qual a diferença entre a Internet e uma Intranet? Podemos citar algumas básicas: na Intranet lidamos na maior parte das vezes com informações da própria empresa, seu público são todos os seus funcionários e o seu acesso é restrito aos funcionários. Já na Internet acessamos informações de todos os tipos, o seu público são as pessoas distribuídas pelo mundo inteiro e o seu acesso é aberto à todos, sem restrições.
A Intranet é uma poderosa ferramenta de comunicação que influencia positivamente a relação empresa / funcionários, facilita a divulgação de informações, agiliza a implantação de processos, promove a integração dos funcionários, favorece o compartilhamento de recursos e habilidades, além de ter forte influencia na redução de custos operacionais.

 

Pontos Fortes e Fracos da Intranet

 

Um dos fatores de sucesso de uma Intranet está na sua aceitação pelos funcionários como uma ferramenta do seu dia-a-dia. Ela induz à todos a colaborar, como se fosse um grande projeto onde todos têm a sua função, suas dependências, seus relacionamentos e tem como objetivo o compartilhamento de conhecimentos, pois todos são importantes como elos de uma corrente. É uma das formas no qual surge a gestão do conhecimento na empresa.
Em paralelo temos os pontos negativos que constantemente aparecem e que contribuem para o fracasso de uma Intranet, como tempo de resposta ruim, excesso de informação, "design" fraco e confuso, navegação obscura, informação desatualizada entre outros.
Uma especial atenção também deve ser dada ao gerenciamento de conteúdo. A Intranet deve colocar sempre a disposição de todos a informação certa, atualizada. Isto implica em controlar o conteúdo, simplificar e agilizar o processo de publicação, ajustar os seus processos de aprovação e deleção de dados ultrapassados, facilitar o acesso ao dado, etc.
De grande importância também é o desenvolvimento de mecanismos de atualização deste conteúdo. É desejável que sejam disponibilizados mecanismos que facilitem e estimulem a colaboração, a procura, a partilha de dados e inclusive a discussão entre os funcionários, o somatório disto tudo irá gerar a partilha de conhecimento entre todos.

 

Desafios da Intranet

 

Um dos desafios da Intranet é de se manter atualizada, pois a manutenção de conteúdo deve ser adequada, dinâmica, rápida e isto irá requerer um grupo de suporte a todo instante. Deverão ser escolhidos gestores das áreas que compõe a Intranet, de forma que se consiga mantê-la sempre atualizada. Conteúdo desatualizado prejudica a imagem da Intranet, gerando a impressão de descrédito da Organização e desconfiança dos usuários da qualidade da informação lá encontrada.
O processo de criação de uma Intranet deve trazer para a discussão a empresa inteira, todos devem participar do processo, sempre estimulando os novos conceitos como o de "Organização inteligente", aquela em constante aprendizado, exigência da tal globalização.
Se o objetivo é de se ter resultados concretos deve então existir uma integração perfeita, principalmente entre os setores de Marketing, Comercial e Informática.
Inicialmente deve-se definir seus objetivos, público alvo, gestores responsáveis por cada área, processo de divulgação, implantação, etc. Tudo muito bem pensado e planejado.

 

(Fonte: Artigo escrito por Alexandre Mendes)

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

banner areas portuarias