Economia abertaEconomia que não interage livremente comoutras economias do mundo.
Economia debem-estar“A economia de bem-estar pode serinterpretada como a economia da eficiência. Qualquer estado da sociedade quenão seja economicamente eficiente e indesejável, porque é possível aumentaras utilidades de algumas pessoas sem diminuir a de outras” (K. H. Cohen e R.M. Cyerl).
Economia de consumo“Os dois tipos fundamentais de todaeconomia são a economia de consumo e a economia lucrativa que, mesmo seencontrem de alguma forma entrelaçadas por alguma forma de transição, em suaforma para são conceitualmente antagônicas. A economia de consumo implicauma ação econômica orientada para cobrir as próprias necessidades, seja deum Estado, de um indivíduo ou de uma cooperativa de consumo. A economialucrativa, em troca, implica orientação no sentido de probabilidades delucros e, falando em termos mais concretos, de probabilidades de lucrosmediante troca” (Max Weber).
Economia domésticafechada“No juízo de Buchner, é esta uma fase daeconomia natural pura, em que suas unidades bastam-se a si mesma (autarquia)porque produzem todos os bens de consumo necessário, uma economia sem troca,sem dinheiro” (A. Dopasch).
Economia fechadaEconomia que não interage com outraseconomias do mundo.
Economia líder“O autor tem proposto designar poreconomias ‘líderes’ as dos países altamente industrializados e centros definança internacional, e por economias ‘reflexas’ as dos demais países,especialmente os de produção primária” (Eugênio Gudin).
Economia mista“Diversos escritores apresentaram,algumas vezes, diferentes significados do termo economia mista. Usamo-lo,aqui, para designar a economia que tem alguma empreendimento governamental ealgum empreendimento privado; ou aquela em que a liberdade de ação dasempresas privadas é substancialmente restringida por controlesgovernamentais diretos” (Umbreit, Hunt & Kinter).
Pin It
0
0
0
s2smodern
powered by social2s