Transporte é o método pelo qual as mercadorias (cargas) são transportadas de um ponto a outro. Esses métodos podem ser variados, ocorrendo por terra, céu ou mar. Os tipos de Transportes de cargas mais comuns são o Rodoviário, Ferroviário, Marítimo, Aéreo e Hidroviário.
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Conceitos Gerais
Deve ser verificado se o transporte da mercadoria contará com uma malha portuária automatizada e com boa capacidade de carga, descarga e translado, o que possibilita uma diminuição de custos;
O frete representa o montante recebido pelo armador como remuneração pelo transporte de carga.
A tarifa de frete é calculada com base no peso (tonelada) ou no volume (cubagem), e é determinada para ser cobrada por mercadoria. Quando a mercadoria não estiver identificada, a tarifa de frete será cobrada como Tarifa Geral, cujo valor é mais alto.
São despesas incidentes na movimentação de cargas nos portos:
- Capatazia - cobrada pela utilização das instalações portuárias;
- Estiva - taxa devida pela arrumação das cargas no navio com utilização de equipamento de bordo.
Escolha do Tipo de Transporte
Os principais fatores a serem levados em conta para a escolha do tipo de transporte são:
- Pontos de embarque e de desembarque.
- Custos relacionados com embarque, desembarque, cuidados especiais, frete até o ponto de embarque, frete internacional, manuseio de carga.
- Urgência na entrega.
- Características da carga: peso, volume, formato, dimensão, periculosidade, cuidados especiais, refrigeração, etc.
- Possibilidades de uso do meio de transporte: disponibilidade, freqüência, adequação, exigências legais, etc.
Intermodalidade e Multimodalidade
O transporte intermodal caracteriza-se pelo transporte da mercadoria em duas ou mais modalidades, em uma mesma operação. Cada transportador deve emitir um documento, e responsabilizar-se individualmente pelo serviço que prestado.
O transporte intermodal pode reduzir custos nos casos em que o local de entrega da mercadoria for de difícil acesso, e n&a .tilde;o puder ser atingido por meio de um único meio de transporte.
O transporte multimodal, por sua vez, vincula o percurso da carga a um único documento de transporte – Documento ou Conhecimento de Transporte Multimodal, independente das diferentes combinações de meios de transporte.
O transporte multimodal é disciplinado pela Lei 9611/98 de 20/02/98, e:
- Permite manipulação e movimentação mais rápida da carga.
- Garante maior proteção à carga, reduzindo riscos de danificação.
- Diminui os custos de transporte a partir da utilização e consolidação da carga.
Pacotes de Serviços
Os principais pacotes de serviços oferecidos são:
- Conferenciado: oferecido regularmente pelas cias marítimas que fazem parte das conferências de fretes, com periodicidade e rotas determinadas, mediante pagamento de tarifa única.
- Outsiders: armadores independentes, que não fazem parte das conferências de fretes; atuam em linhas fixas, mas não estão sujeitos à regularidade de freqüência.
- Tramps: armadores independentes não pertencentes às conferências; irregulares, sem rota fixa. O valor do transporte é estabelecido por meio de acordo entre armadores e exportadores.
- Bilaterais: são acordos comerciais que estabelecem obrigatoriedade e reciprocidade de transporte por navios de dois países. O Brasil tem acordos firmados com vários países.
Tipos de Movimentação no Transporte de Cargas
Os princiapais tipos de movimentação no transporte de cargas são:
- House to House: mercadoria colocada em conteiner na sede do exortador e entregue na sede do consignatário.
- Pier to Pier: movimentação entre dois terminais marítimos.
- House to Pier: mercadoria retirada das instalações do exportador em conteiner, para ser descarregada no terminal marítimo, e não no endereço do consignatário.
- Pier to House: mercadoria armazenada em terminal marítimo que, ao ser embarcada, é colocada em conteiner, por exigência do exportador ou por conveniência do navio.