A principal vantagem dotransporte intermodal consiste em combinar as potencialidades dos diferentesmodos de transporte. Desta combinação podem resultar importantes reduções doscustos económicos, segurança rodoviária, poluição, consumo de energia, reduçãodo tráfego rodoviário. Permite, caso seja utilizado o modo ferroviário oumarítimo, que o transporte seja efectuado ao fim de semana ou de noite, comsegurança.
O transporte intermodal sópoderá ser uma realidade se for competitivo perante o transporte rodoviário (unimodal)e, para que tal aconteça, será decisivo que, no processo de mudança de modo detransporte, este seja eficaz e de baixo custo; caso contrário, este sistemapoderá ser um falhanço.
O processo de mudança de modode transporte poderá tornar todo o sistema menos eficiente, implicar um aumentodos custos, provocar demoras e menor fiabilidade nos prazos de entrega, devidoaos processos administrativos burocráticos. Será necessário reduzir tais custose apostar numa correcta gestão da armazenagem e da informação. Além disso, seránecessário normalizar e unificar as várias unidades de carga de transporteintermodal dos diferentes países, por exemplo, contentores.
Para que tudo seja um sucesso énecessário possuir uma rede de infraestruturas, novas tecnologias, simplificaçãode processos administrativos e redução dos custos na mudança de modo detransporte.