Transporte / Logística

Os profissionais da base da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) saíram de uma jornada vitoriosa realizada em Campo Grande/MS, nos dias 5, 6 e 7 de outubro: o IX Congresso Nacional dos Engenheiros (Conse), promovido pela entidade. O evento colocou em pauta questões essenciais ao desenvolvimento nacional, os rumos da nossa economia e a necessidade de superar a crise e evitar o agravamento da recessão. Discutiu ainda temas inescapáveis relativos à infraestrutura nacional, como água, energia e mobilidade urbana. E colocou na agenda o debate sobre a valorização da engenharia nacional e de seus profissionais.

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A inundação de áreas costeiras das zonas sudeste e noroeste de Santos, causada pela combinação da elevação do nível do mar com ressacas, marés meteorológicas e astronômicas e eventos climáticos extremos, pode causar prejuízos acumulados de quase R$ 2 bilhões até 2100 se não forem implementadas medidas de adaptação.

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Depois de 16 meses em construção no Estaleiro Alumínio Aplicado, no Distrito Industrial, o barco-escola Samaúma II, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Amazonas), finalmente foi apresentado às águas do rio Amazonas. O barco pesa 250 toneladas e deve passar por mais quatro meses para a conclusão da fase de acabamento. Antonio Silva, acompanhado do diretor regional do SENAI Amazonas, Aldemurpe Barros, disse que a grande diferença em relação ao pioneiro Samaúma, em atividade desde 1979, é que o novo barco será uma referência em sustentabilidade ecológica.

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No dia 28 de outubro próximo, das 14h às 17h30, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) realiza o Workshop Logística e Transportes – Portos: Perspectivas e Melhoria dos Acessos. O evento será na sede da entidade, na Avenida Paulista, 1313, na Capital paulista.

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A Confederação Nacional do Transporte (CNT) e a Polícia Federal (PF) buscam uma atuação integrada entre órgãos públicos e o setor privado para fortalecer o combate ao roubo de cargas no Brasil. O crime é uma das grandes preocupações do setor, que, em 2014, amargou um prejuízo de mais de R$ 2 bilhões em razão dessas ocorrências. O valor, segundo levantamento da NTC&Logística (Associação Nacional de Transportes de Cargas e Logística), contabiliza as cargas perdidas e os caminhões que não foram recuperados após os ataques criminosos. O tema foi discutido durante o IV Encontro de Chefes de Delegacias de Repressão a Crimes contra o Patrimônio e ao Tráfico de Armas, que ocorre em Florianópolis (SC) até o dia 9 de outubro.

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