Transporte / Logística

Oficializada na manhã da última sexta-feira (2), a saída de Edinho Araújo da Secretaria de Portos (SEP) pode ser considerada, no mínimo, constrangedora e melancólica. Ao ser exonerado sem ao menos completar um ano no cargo, o resignado político deixa a vaga como se fosse um simples jogador de futebol que, cabisbaixo, acaba de ser substituído ainda no primeiro tempo de jogo.  
 
Passados nove meses, Edinho é retirado do leme sem ter solucionado os inúmeros problemas que afligem o segmento portuário, entre eles a dragagem, licitações, concessões e "aditamentos", estagnação dos investimentos, públicos e privados, acessos terrestres e infraestrutura de terceiro mundo, sem falar no excesso de tributos, tarifas, burocracias, ingerências e interesses.
 
Entretanto, vale a ressalva de que tais problemas, além de outros, não são exclusivos da gestão do ministro agora desligado, levando-se em conta que as administrações anteriores também se mostraram tão ou mais incompetentes.
 
Justiça seja feita uma vez que, em linhas gerais, sai do jogo vestindo a camisa seis depois de ter entrado em campo usando a meia dúzia, tal qual como aconteceu com a maioria de seus antecessores.
 
O provável futuro prefeito de Ribeirão Preto (SP) deixa a SEP sem também ter equacionado os vários vícios de gestões nas companhias Docas estatais, cada vez mais inchadas, dependentes e utilizadas para as negociatas políticas, com destaque a Companhia Docas dos Estado de São Paulo (Codesp), sede nacional e porto seguro para "Programa Desemprego Zero para os Apadrinhados e Gafanhotos em Geral". Tudo em nome da companheirada. 
 
Fonte: Sindaport
 
 
 
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O Tribunal de Contas da União (TCU) realizou acompanhamento da concessão dos arrendamentos de áreas e instalações portuárias referentes aos portos de Santos e Vila do Conde e aos terminais de Outeiro e Miramar, no âmbito do Programa de Investimentos em Logística (PIL).

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O Ministério dos Transportes (MT) divulgou, no dia 1º último, o Comunicado Relevante nº 01/2015/CSR/MT, que informa a exclusão do segmento da BR-153 do trecho da BR-476/153/282/480/PR/SC, objeto da Audiência Pública da ANTT nº 006/2015 e do Edital de Chamamento nº 02/2014. O segmento excluído vai do entroncamento com a BR-282 (Irani) à divisa entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul.

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O aumento do preço dos combustíveis nas refinarias, anunciado pela Petrobrás, no dia 29 de setembro último, impactará nos preços dos serviços de transporte. A elevação de 4% para o diesel e de 6% para a gasolina passou a valer no dia 30. E os efeitos do reajuste devem chegar aos serviços de transporte, já que o diesel é o principal insumo do setor.

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Reconhecida entre os melhores prestadores de serviços logísticos do país, a Log-In obteve o 1º lugar no setor de eletroeletrônicos do 15º Prêmio ILOS (Instituto de Logística e Supply Chain). Os ganhadores foram indicados pelo voto de cerca de 300 profissionais de logística das maiores indústrias do País, em livre escolha.

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