Transporte / Logística

O Centro de Simulação Aquaviária (CSA) da Fundação Homem do Mar - FHM, braço educacional do Sindicato dos Oficiais da Marinha Mercante (Sindmar), firmou contrato com a Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes (International Transport Workers’ Federation - ITF), visando à construção de um modelo matemático que servirá para avaliar as características e capacidades de manobra nas novas comportas do Canal do Panamá, tendo como foco a segurança do tráfego de embarcações.

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O Fundo da Marinha Mercante (FMM) inicia o ano de 2016 com financiamento de duas novas embarcações dedicadas ao transporte marítimo por cabotagem. No dia 5 de janeiro último, a Login Logística Intermodal recebeu no Rio de Janeiro o navio Graneleiro Log-in Tucunaré que atenderá demandas por transporte de minério de bauxita a granel entre os portos de Trombetas e Vila do Conde no Pará. Com 245 metros de comprimento e 11,6 metros de calado, o navio tem capacidade para transportar até 75 mil toneladas de minério de bauxita.A outra embarcação foi entregue no dia oito de janeiro. O Estaleiro Vard Promar, de Pernambuco, entregou à empresa Transpetro o navio Gaseiro Barbosa Lima Sobrinho. Ele entrará em operação na costa brasileira para fazer o transporte de gás natural liquefeito. Com 117,25 metros de comprimento e 5,8 metros de calado, o navio, é capaz de transportar até 7000 m3 de gás. A embarcação faz parte de mais uma encomenda do Programa de Modernização e Expansão da Frota (PROMEF II), da empresa de logística e transportes da Petrobras.O FMM é administrado pelo Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante (CDFMM) por meio do Departamento da Marinha Mercante, vinculado à Secretaria de Fomento para Ações de Transportes (SFAT) do Ministério dos Transportes. De 2011 até hoje, o FMM desembolsou R$ 22,4 bilhões no fomento ao transporte aquaviário e à indústria naval brasileira. O Fundo tem contribuído para a renovação e o crescimento da frota de embarcações mercante do país, o fortalecimento da indústria naval, o aumento do transporte por hidrovias, cabotagem e apoio marítimo à exploração de petróleo e gás brasileira.

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A partir do mês de janeiro, a Santos Brasil passa a atender em seu terminal de Vila do Conde (PA) o serviço NFGUI, do armador francês CMA CGM. Com isso, a operação paraense irá ultrapassar em 2016 a marca dos 100 mil TEU movimentados. A primeira escala ocorrerá no dia 25 com o navio Marseille.

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A partir do dia 26 de janeiro, serão realizadas cinco audiências publicas para apresentar o Projeto de Concessão de 2,2 mil quilômetros de rodovias estaduais paulistas. Com a concessão, dividida em quatro lotes de rodovias a serem licitados, serão duplicados 335 quilômetros de pistas – estão previstos R$ 10,5 bilhões de investimentos para rodovias que cortam transversalmente o Estado. Também será realizada em Jundiaí, no dia 25 de janeiro, uma segunda audiência pública para apresentar a modelagem da concessão de cinco aeroportos. Além disso, o projeto de concessão do Transporte Intermunicipal de Passageiros está disponível para consulta publica no site da Artesp até o dia 8 de fevereiro.

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Em 7 de janeiro, foi realizada, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), a cerimônia de colação de grau de mais quatro Oficiais-Alunos do Curso de Graduação em Engenharia Naval, com as presenças do vice-almirante (EN) Francisco Roberto Portella Deiana, diretor de Engenharia Naval, e dos professores José Roberto Castilho Piqueira e Liedi Legi Bariani Bernucci, diretor e vice-diretora da Poli-USP. Os formandos, CT Diego Custódio Rangel, CT Marcos Salomão de Sena, CT Raphael Faustino de Paula e CT (FN) Hugo dos Santos Sabbatino da Silva, em breve serão transferidos para o Corpo de Engenheiros da Marinha, prontos para contribuir para o desenvolvimento dos principais projetos estratégicos da MB.

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