Transporte / Logística

Importar produtos, para o Brasil, via transporte marítimo, nunca foi tarefa fácil. As taxas são elevadas, a distância, também, e a falta de suporte e infraestrutura, dos portos tupiniquins não é segredo. Contudo, dentro de tantos agravantes e fatores de desestimulação, para os empresários e investidores brasileiros, a burocracia, que esse negócio exige, ainda é o principal entrave. O comandante de um navio estrangeiro, que desembarque no Brasil, precisa entregar, nada menos, do que 190 informações para as autoridades brasileiras. Informações essas, que podem ser enviadas para órgãos, como, a Receita Federal, a Anvisa, a Polícia Federal e a Marinha Brasileira, retardando, em dias, o processo.

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A fabricante chinesa Foton Motors Group assinou na tarde desta terça-feira (13) um protocolo de intenções para a instalação de uma fábrica de caminhões em Guaíba, na Região Metropolitana de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. A parceira já havia sido divulgada nessa segunda. Durante o evento, no Palácio Piratini, o governador Tarso Genro reconheceu que o investimento para a implementação da montadora – de R$ 250 milhões – não é muito elevado, mas ressaltou a importância dela para o crescimento da economia gaúcha.

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“A automação de embarcações offshore ainda é algo novo no País, diferente da realidade de países europeus. Aqui, muitos navios ainda são controlados de forma manual e sem controle total. O nível do tanque de uma embarcação, por exemplo, chega a ser medido no ‘palitinho’, enquanto os sistemas de automação disponíveis hoje no mercado já permitem uma visão completa, e em tempo real, de toda a planta de um navio de pequeno e médio porte. É possível controlar, com precisão, itens indispensáveis, como o nível dos tanques de diesel, possíveis alagamentos e a sua exata localização, controle das portas estanques e o gerenciamento dos motores”, conta Luiz Barbarini, engenheiro e diretor da Boning, empresa de origem Alemã, presente no Brasil desde 2007 - e que expõe os sistemas de controle na Navalshore.

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O Atlântida foi construído em Viana do Castelo e responsável por parte da atual situação em que os estaleiros navais daquela região de Portugal se encontram. Com a rejeição desta construção por parte dos Açores, que a haviam mandado construir para efetuar as ligações naquele arquipélago, ainda se ponderou e falou da sua venda para a Venezuela. A operação, contudo, não se concretizou e o navio está a degradar-se, sem poder ser utilizado em nenhuma rota que sirva os interesses portugueses.

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O Governo do Distrito Federal afirmou que o contrato com as empresas que prestam serviço para o transporte da Companhia do Metropolitano do DF será encerrado ainda este ano e em breve um novo edital será lançado.

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