A Embraer Aviação Comercial prevê que as companhias aéreas na América Latina receberão cerca de 700 novos jatos no segmento de 70 a 130 assentos nos próximos 20 anos, o que representa 11% da demanda mundial no período para o segmento. Estima-se que 63% dessas unidades sejam para apoiar o crescimento e 37% substituirão aeronaves mais antigas. A frota de jatos de 70 a 130 assentos aumentará das atuais 280 unidades para 750 até 2033.
Um modelo matemático complexo desenvolvido em pesquisa da Escola Politécnica (Poli) da USP permite reorganizar rotas de linhas de ônibus, encurtando o tempo das viagens e diminuindo o número de baldeações. O engenheiro Renato Oliveira Arbex desenvolveu um modelo matemático que apresenta excelente relação custo-benefício. Aplicado em uma rede de transporte que interliga 15 cidades da Suíça, o sistema possibilitou definir uma rota na qual 99,29% dos usuários poderiam se locomover com apenas uma viagem.
Com o objetivo estratégico de aumentar a oferta de combustíveis principalmente no Nordeste, a Refinaria Abreu e Lima (RNEST) está prestes a operar. Localizada no Complexo Portuário de Suape, em Pernambuco, suas obras atingiram no mês de setembro o avanço físico de 90,2%. O empreendimento é composto de dois trens de refino, tendo o primeiro atingido 95%. A refinaria, que elevará a capacidade nacional de refino em 230 mil barris de petróleo por dia (bpd), está em pre-operação. Assim, vários de seus sistemas e unidades já entraram em operação, obedecendo ao sequenciamento planejado de partida da planta.
A operadora Sem Parar tem até o dia 30 de outubro de 2015 para trocar seus tags gratuitamente por um de tecnologia mais moderna para mais de dois milhões de seus usuários das rodovias paulistas que fazem o pagamento de pedágio. A empresa deve comunicar aos usuários o cronograma e procedimento para substituição gradativa do equipamento. O prazo para troca terminava no dia 7 de novembro desse ano, mas a ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) estendeu o cronograma para não prejudicar os motoristas.
O Ministério Público Federal vai investigar a colisão de dois trens em Cubatão, na Baixada Santista, ocorrida na manhã de sexta-feira, 31 de outubro. Por volta das 8h, uma das composições descarrilou e se chocou com a outra, que estava parada na altura da Vila São José. Dois maquinistas ficaram feridos. O acidente causou derramamento de óleo no sistema de drenagem de águas pluviais do município. O MPF vai apurar as responsabilidades dos órgãos federais de fiscalização e das concessionárias que operam no trecho (América Latina Logística – ALL – e MRS Logística). O procurador da República Thiago Lacerda Nobre, coordenador do Grupo de Trabalho Transportes (vinculado à 3ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF), instaurou um procedimento administrativo e outro criminal sobre o assunto. A ALL já foi alvo de inquéritos e ações judiciais do MPF em outros acidentes e situações de risco no Estado de São Paulo, como nas regiões de Piracicaba, Araraquara, Bauru e São José do Rio Preto.