Transporte / Logística

A Embraer Aviação Comercial prevê que as companhias aéreas na América Latina receberão cerca de 700 novos jatos no segmento de 70 a 130 assentos nos próximos 20 anos, o que representa 11% da demanda mundial no período para o segmento. Estima-se que 63% dessas unidades sejam para apoiar o crescimento e 37% substituirão aeronaves mais antigas. A frota de jatos de 70 a 130 assentos aumentará das atuais 280 unidades para 750 até 2033.

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Um modelo matemático complexo desenvolvido em pesquisa da Escola Politécnica (Poli) da USP permite reorganizar rotas de linhas de ônibus, encurtando o tempo das viagens e diminuindo o número de baldeações. O engenheiro Renato Oliveira Arbex desenvolveu um modelo matemático que apresenta excelente relação custo-benefício. Aplicado em uma rede de transporte que interliga 15 cidades da Suíça, o sistema possibilitou definir uma rota na qual 99,29% dos usuários poderiam se locomover com apenas uma viagem.

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Com o objetivo estratégico de aumentar a oferta de combustíveis principalmente no Nordeste, a Refinaria Abreu e Lima (RNEST) está prestes a operar. Localizada no Complexo Portuário de Suape, em Pernambuco, suas obras atingiram no mês de setembro o avanço físico de 90,2%. O empreendimento é composto de dois trens de refino, tendo o primeiro atingido 95%. A refinaria, que elevará a capacidade nacional de refino em 230 mil barris de petróleo por dia (bpd), está em pre-operação. Assim, vários de seus sistemas e unidades já entraram em operação, obedecendo ao sequenciamento planejado de partida da planta.

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A operadora Sem Parar tem até o dia 30 de outubro de 2015 para trocar seus tags gratuitamente por um de tecnologia mais moderna para mais de dois milhões de seus usuários das rodovias paulistas que fazem o pagamento de pedágio. A empresa deve comunicar aos usuários o cronograma e procedimento para substituição gradativa do equipamento. O prazo para troca terminava no dia 7 de novembro desse ano, mas a ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) estendeu o cronograma para não prejudicar os motoristas.

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O Ministério Público Federal vai investigar a colisão de dois trens em Cubatão, na Baixada Santista, ocorrida na manhã de sexta-feira, 31 de outubro. Por volta das 8h, uma das composições descarrilou e se chocou com a outra, que estava parada na altura da Vila São José. Dois maquinistas ficaram feridos. O acidente causou derramamento de óleo no sistema de drenagem de águas pluviais do município. O MPF vai apurar as responsabilidades dos órgãos federais de fiscalização e das concessionárias que operam no trecho (América Latina Logística – ALL – e MRS Logística). O procurador da República Thiago Lacerda Nobre, coordenador do Grupo de Trabalho Transportes (vinculado à 3ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF), instaurou um procedimento administrativo e outro criminal sobre o assunto. A ALL já foi alvo de inquéritos e ações judiciais do MPF em outros acidentes e situações de risco no Estado de São Paulo, como nas regiões de Piracicaba, Araraquara, Bauru e São José do Rio Preto.

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