Transporte / Logística

Mais de 500 anos depois do descobrimento das Américas, chegou a vez de a Nissan Frontier protagonizar a longa e intensa aventura que é desbravar o continente. O modelo será o meio de transporte de um casal de jovens ex-executivos que decidiram largar suas carreiras e conhecer o mundo. Começarão pelas Américas em uma viagem de 270 dias, 40 mil quilômetros e 15 países que terá o Rio de Janeiro, onde fica a sede da Nissan do Brasil, como ponto de partida e terminará no Canadá.

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O prêmio da Associação Brasileira de Logística (Abralog), o mais tradicional na área de logística, foi conferido, em dezembro último, a Thiago Guilherme Péra, engenheiro agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (Esalq-USP) e coordenador do Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial da mesma instituição. A láurea, que tem como objetivo reconhecer empresas (embarcadores, indústrias, redes de varejo, atacadistas e distribuidores) e estudantes que se destacaram por encontrar soluções em projetos para as cadeias de suprimentos, foi concedido a Péra pelo trabalho “Avaliação dos determinantes dos preços de fretes rodoviários de commodities agrícolas no Brasil: uma aplicação econométrica”, na categoria estudante de Logística.

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A Embraer entregou 30 jatos para o mercado de aviação comercial e 52 para o de aviação executiva, sendo 38 jatos leves e 14 jatos grandes, ao longo do quarto trimestre de 2014 (4T14). Assim, a Empresa encerrou o ano com 92 aeronaves entregues para o mercado de aviação comercial e 116 entregues para o mercado de aviação executiva, sendo 92 jatos leves e 24 jatos grandes. Já a carteira de pedidos firmes a entregar (backlog) totalizava USD 20,9 bilhões em 31 de dezembro.

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De acordo com o levantamento realizado pela NTC&Logística, mais de 100 municípios brasileiros já possuem algum tipo de restrição para a circulação de caminhões nas vias urbanas. Segundo as avaliações da consultoria ILOS, as principais medidas adotadas são: áreas ou vias de restrição de circulação e de carga e descarga; horários de restrição de circulação para carga e descarga; rodízio de placas; tamanho e peso dos veículos e impacto sobre os custos.

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Se a performance do PIB brasileiro não vai ser incluída entre as boas notícias nas tradicionais retrospectivas de 2014, o setor de logística nacional certamente será, pelos seus resultados e projeções. De acordo com um estudo do BNDES, um dos raros disponíveis, deveria crescer 57% entre 2013 e 2017 e com as concessões governamentais nos últimos anos a taxa de investimentos em logística poderia alcançar 22,2% do PIB nacional, em 2018. Algumas empresas ilustram muito bem o que é “surfar na onda” do bom desempenho do mercado de logística verde e amarelo.

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