Sexta, 29 Março 2024

Com o excesso de chuvas, a usina hidrelétrica de Itaipu (PR), em dezembro e janeiro, atingiu os maiores recordes de produção de sua história. A produção de janeiro foi de 9.532.068 megawatts-hora (MWh), 2,9% superior à de dezembro, de 9 milhões e 257 mil MWh.

                                           Imagem

Leia também

WebSummit 2018: Praticagem: expansão de portos, conceito de calado dinâmico e interação hidrodinâmica

A produção de Itaipu no ano passado respondeu por 15% do consumo de eletricidade do mercado brasileiro e 86% do Paraguai. A de janeiro de 2018 equivale ao consumo de energia do estado de São Paulo por dois meses e da cidade de Curitiba (PR) por dois anos.

As equipes técnicas do Brasil e do Paraguai também foram decisivas para esses resultados, já que o trabalho exigiu lidar com grandes afluências de água a montante (acima) e a jusante (abaixo) da usina, quando a redução na queda d´água pode diminuir a geração.

Outro desafio vencido pelo corpo técnico foi o fato da necessidade de desligamento de unidades geradoras em janeiro para manutenção. Além disso, ocorreram indisponibilidades no sistema de transmissão de Furnas para a manutenção preventiva.

Conforme o diretor técnico executivo da Itaipu, Mauro Corbellini, as equipes de tempo real supervisionam a produção 24 horas por dia e essa atenção contínua permite detectar para o cumprimento da programação e deixa a usina em condições de atender necessidades extras dos clientes ONS, no Brasil e a Ande, no Paraguai.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome