A agência especial dos Estados Unidos, Nasa (sigla em inglês), revela que o Brasil ocupa o quinto lugar em área cultivada do planeta (63.994.709 hectares), depois de Índia (179,8 milhões de hectares), Estados Unidos (167,8 milhões de hectares), China (165,2 milhões de hectares) e Rússia (155,8 milhões de hectares).

                                           Imagem

Leia também

Web Summit 2018 Porto Sustentável

A agência estrangeira aponta que o País utiliza 7,6% de seu território com lavouras, percentual próximo aos divulgados pela Embrapa Territorial (7,8%), em 2016.
A Nasa e o Serviço Geológico dos Estados Unidos realizaram mapeamento e cálculo das áreas cultivadas do planeta baseados em monitoramento por satélites. Durante duas décadas, a Terra foi vasculhada, detalhadamente, em imagens de alta definição por pesquisadores do Global Food Security Analysis.

O estudo da Nasa aponta dados sobre a segurança alimentar no planeta, com a medição da extensão dos cultivos, áreas irrigadas e de sequeiro, intensificação no uso das terras com duas, três safras e até áreas de cultivo contínuo. Não entram nesses cálculos áreas de plantio florestal e de reflorestamento, que são as terras dedicadas ao plantio de eucaliptos. No Brasil contaram-se apenas as lavouras.

O levantamento mostra que a Europa, sem a Rússia, detinha mais de 7% das florestas originais do planeta. Hoje tem apenas 0,1%. A soma da área cultivada da França (31.795.512 hectares) com a da Espanha (31.786.945 hectares) equivale à cultivada no Brasil.

Pin It
0
0
0
s2smodern
powered by social2s