Terça, 16 Abril 2024

O presidente de honra da Associação Brasileira de Biogás e Biometano (ABiogás), Cícero Bley Jr, estará presente no “IV Fórum do Biogás”, no Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE) em São Paulo (SP). O evento acontecerá nos dias 17 e 18 de outubro de 2017 trata-se do maior encontro da América Latina sobre biogás e biometano, que tem como objetivo discutir como o energético pode ajudar o Brasil atingir as metas de redução de emissões e as perspectivas e necessidades para a inserção definitiva do biogás e do biometano na matriz energética brasileira.

O Fórum reunirá as maiores autoridades do Brasil no assunto para debater temas como o Programa RenovaBio - o mais audacioso projeto do Governo Federal para uma política nacional de biocombustíveis e mitigação das mudanças climáticas -, o aproveitamento energético dos resíduos para geração do biogás e os desafios para o desenvolvimento do insumo como fonte de energia no Brasil.

Para Bley, o Fórum Biogás já se constitui em tradicional evento promovido pela entidade, esperado pela comunidade que vê no biogás uma fonte energética com potencial para se constituir como importante componente da matriz energética nacional.

“O biogás é uma fonte que já se encontra em situação descentralizada, portanto com usos possíveis que podem induzir de forma expressiva o desenvolvimento econômico local e regional”, enfatiza o cientista.

O biogás está diretamente relacionado também com a sustentabilidade econômica e ambiental das atividades que produzem resíduos orgânicos que servem como substrato nos processos de biodigestão nos quais é produzido, são exemplos de fontes inovadoras de energia limpa, essas ações inovadoras voltadas ao cuidado ambiental surgem a todo o momento e provam que é possível gerar desenvolvimento econômico.

Outro aspecto a considerar, avaliado pelo especialista, é a pegada negativa de emissões de gás carbônico que caracteriza o biogás, que podem somar nas metas de redução de emissões de gases do efeito estufa, tanto para as atividades produtoras, como para o Brasil que firmou o Acordo de Paris um compromisso mundial que pretende reduzir e controlar o aquecimento global.

“Diante de todas essas características positivas, é possível afirmar que nenhuma outra fonte energética baseada em recursos renováveis se iguala em benefícios diretos e indiretos”, conta Bley.

O executivo, que encerrará o Fórum do Biogás, colocará em evidência as instituições públicas e as empresas privadas que apresentam o cuidado de identificar o biogás como uma fonte versátil capaz de induzir imensa cadeia produtiva tanto de usuários do energético como da indústria de base tecnológica que pode se constituir em torno das soluções e aplicações elétrica, térmica e veicular.

Bley identifica um novo impulso de desenvolvimento na esteira do biogás,por isso, é importante ver a fonte de forma ampla e explorar todas as suas possibilidades o que confere segurança econômica para os que nela se envolvem.

O Fórum do Biogás reunirá autoridades nos assuntos energéticos que apresentarão seus pontos de vista e suas recomendações. O alvo central deste encontro são os participantes que poderão receber informações relevantes, atuais e processar para sua área em que opera.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome