Sexta, 26 Abril 2024

A navegação de longo curso, realizada entre portos brasileiros e estrangeiros, movimentou 73,5% do total das cargas no primeiro trimestre de 2017. Teve um aumento de 5,4% em comparação com o mesmo período no ano passado, com 180,3 milhões de toneladas. Os dados são da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

                                         Imagem

Leia também

Rotterdam celebra avanços e portos brasileiros insistem em erros primários

Portos públicos, gargalos e competitividade

Esse acréscimo é atribuído à exportação de sementes e frutos oleaginosos, com aumento de 23,6%, e a importação de fertilizantes, com incremento de 30,3% em relação a 2016.

As exportações corresponderam a 81,4% da movimentação de longo curso no primeiro trimestre, tendo o grupo de minérios como responsável por 62,8% desse volume.
A China é o principal destino das mercadorias brasileiras, representando 47,8% das nossas exportações. O Brasil exporta primordialmente produtos básicos, como minério de ferro, soja e petróleo.

No caso das importações, houve alta de 8,7% em relação ao mesmo período do ano anterior. O principal parceiro comercial são os Estados Unidos, responsáveis por 23,5% da movimentação que chega aos portos brasileiros, sendo os combustíveis minerais a principal carga importada.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome