Com o apoio da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, está com duas esculturas da mostra pública de arte “Cowparade Brasil 2017”, que conta. Neste ano, a exposição celebra dez anos no Brasil e já foi realizada em 45 cidades desde seu início. Agora, de volta à capital paulista, o tema apresentado pelas vaquinhas é “Uma Viagem pelo Mundo”.
No saguão central do aeroporto, está instalada a obra “Vacation”, de uma vaca preparada para uma viagem de turismo, do artista Paulo Marques. A segunda escultura, da artista Heloiza do Valle, tem o título “Cownheça o Mundo”, mostrando uma vaca em forma de avião, com fotos de vários pontos turísticos, e está no lado externo do saguão central, junto à ala de desembarque. As duas obras chegaram ao aeroporto nesta quarta-feira (26/4) e ficam até o dia 24/5.
As esculturas atraem a atenção das pessoas no terminal de passageiros, motivando selfies e causando reações variadas. “É linda, uma graça”, elogiou Natasha Pacheco ao lado da escultura “Vacation”. “Muito bonita, muito bacana a vaca com a máquina fotográfica”, disse Antonio de Souza. “É incrível, nunca tinha visto isso”, disse Caroline Reis ao contemplar a obra “Cownheça o Mundo”
As esculturas de vacas, feitas em fibra de vidro, são decoradas por artistas locais e distribuídas em locais públicos, como terminais aeroportuários, estações de metrô, avenidas e parques. No mundo, a “Cowparade” é realizada desde 1999 e já esteve em 84 cidades. Em São Paulo, a mostra atual tem 55 vacas, instaladas em diferentes locais. Após a exposição, as esculturas são leiloadas e o dinheiro arrecado é revertido para instituições beneficentes.