O Brasil deve exportar 72,9 milhões de toneladas de soja e 24 milhões de toneladas de milho da safra 2016/17, sendo que 23,8% do total da produção sairão pelos portos do Arco Norte. Diante da importância da região, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) pretende investir R$ 2,2 bilhões em obras de restauração e manutenção das BRs 158, 163 e 364.
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Crescem exportações pelos portos do Arco-Norte
O sistema Arco Norte, composto de trechos das três rodovias, é formado por diversos corredores multimodais de portos nos estados do Amazonas, Pará; Maranhão e Amapá.
Conforme o diretor de Infraestrutura Rodoviária, Luiz Antônio Ehret Garcia, o DNIT está atuando na consolidação dos corredores de escoamento de produção pelo Arco Norte e está com 11 projetos em licitação, que abrangem cerca de 1.900 quilômetros e terão investimento de mais de R$ 1,4 bilhão.
Nove projetos estão aptos a serem licitados nas mesmas rodovias e outros em elaboração. Quando forem contratados, outros 993 quilômetros destas rodovias devem ser recuperados.