Sábado, 30 Novembro 2024

A instalação da Câmara de Assuntos Internacionais do Núcleo Estadual de Integração da Faixa de Fronteira de Santa Catarina (NFSC) fortalecerá a integração transfronteiriça entre o Brasil e a Argentina, envolvendo interesses do Estado de Santa Catarina e da Província de Misiones. 

Nucleo integração

A criação do grupo também será estratégica aos argentinos. Para o cônsul da Argentina em Florianópolis, Gustavo Coppa, a iniciativa é uma das mais importantes dos últimos tempos na integração entre Santa Catarina e Argentina. “Será uma grande ferramenta para o progresso dos nossos povos e vai contar com todo o nosso apoio e participação”, comemorou. Já o diretor técnico do Sebrae catarinense, Anacleto Angelo Ortigara, realça que a Câmara trabalhará aspectos ligados diretamente à integração transfronteiriça e outros assuntos na região de fronteira, o que consolida ainda mais as ações do Núcleo. Segundo ele, o novo órgão fortalecerá o processo de adoção de soluções integradas que promoverão o desenvolvimento de todo o território da faixa de fronteira.

As primeiras pautas da Câmara serão a reedição do acordo de cooperação entre Santa Catarina e Misiones que foi assinado em 2003 e expirou três anos depois, além da regularização da Ponte Internacional Peperi-Guaçú, entre Paraíso (SC) e San Pedro (Misiones). Construída pela iniciativa privada em 1994, a ponte ainda não é considerada uma passagem oficial pelas autoridades brasileiras. Em março último, o Governo do Estado articulou junto ao Ministério dos Transportes a realização de teste de carga para autorizar a passagem de caminhões.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!