Sexta, 19 Abril 2024

* Com informações e fotos da Prefeitura Municipal de Itajaí

A Prefeitura Municial de Itajaí, em Santa Catarina, empenha-se em criar um ambiente ágil entre os terminais retroportuários e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O objetivo é melhorar as demandas relativas à fiscalização de cargas para exportação.

Os empresários questionam o baixo número de fiscais que atendem ao serviço na exportação de produtos com origem vegetal. A classe discorda, inclusive, de uma normativa federal que proíbe a fiscalização em recintos não alfandegados. “Essa estrutura retroportuária que temos hoje é vital ao crescimento do porto e contribuiu muito para a estrutura portuária que temos hoje”, afirmou o prefeito Volnei Morastoni. Segundo Fernando Luiz Freiberger, chefe da divisão de defesa agropecuária do Mapa em Santa Catarina, um levantamento do órgão contabiliza, pelo menos, 39 terminais retroportuários entre Itajaí e Navegantes.

Para tentar auxiliar os empresários, o Ministério solicitou que seja apresentada uma proposta de solução dos problemas. O presidente do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de Santa Catarina, Marcello Alessandro Petrelli, se encarregou de fazer um levantamento de todos os custos para que os operadores portuários utilizem uma área dentro do Porto de Itajaí, mediante futura autorização, para que sejam feitas as vistorias – visto que terminais já calculam perda de clientes e movimentação.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome