Sexta, 03 Mai 2024

TCP Naviogrande 2A TCP (empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá) recebeu, no último dia 5, um dos maiores navios a fazerem o comércio internacional da América do Sul. O porta-contêineres panamenho Henry Hudson Bridge, com 336 metros de comprimento, 45,8 metros de boca e 14,04 metros de calado máximo, tem origem em Cingapura (Ásia) e segue viagem para o Uruguai.

A atracação do navio panamenho em Paranaguá comprova a capacidade do novo cais do Terminal, que conta com 879 metros de extensão. “Existe uma tendência mundial por navios cada vez maiores e a TCP é um dos poucos terminais do Brasil aptos para recebê-los. Isso graças a um programa intenso de investimento para ampliação e modernização do Terminal”, explica Juarez Moraes e Silva, diretor Superintendente Comercial da TCP.

De acordo com o diretor, os grandes navios devem chegar ao mercado com até 366 metros de comprimento. “Quanto maiores os navios, maiores são as exigências por portos melhores. Estes grandes navios devem escolher, em um futuro próximo, 2 ou 3 terminais na costa brasileira para atracação e quem não tiver capacidade de cais e operacional, estará fora do jogo”, enfatiza.

Até 2018, o cais da TCP será ampliado em 220 metros, chegando a 1.099 metros de extensão, o que permitirá ao Terminal receber até 3 grandes navios simultaneamente.

Novos investimentos
Em abril de 2016, a TCP recebeu a aprovação final, por parte da Secretaria dos Portos (SEP) da Presidência da República, de um plano de investimentos de R$ 1,1 bilhão. O programa faz parte da proposta de renovação antecipada, mediante investimento, do contrato de arrendamento do Terminal por mais 25 anos a partir de 2024, nos termos do novo marco regulatório do setor portuário.

Na primeira fase do projeto, que será concluída até o final de 2018, serão investidos R$ 540 milhões na ampliação e adequação do Terminal, incluindo a expansão do cais de atracação, que ganhará mais 220 metros, passando a contar com 1.099 metros de extensão; a construção de dolphins exclusivos para a atracação de navios que fazem o transporte de veículos; e a ampliação da retroárea do terminal, que hoje conta com 320 mil m2 e que será ampliada para cerca de 500 mil m2.

Ao final do período a TCP ampliará a sua capacidade, dos atuais 1,5 milhão de TEUs, para 2,5 milhões de TEUs. Com a ampliação, o Terminal estará preparado para o crescimento da demanda de exportações e importações em sua área de abrangência – Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Santa Catarina e Paraguai – pelos próximos 35 anos.

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