Em abril último, foi concluída obra do projeto de sinalização do pátio ferroviário de Laboreau, em Itabira, Minas Gerais. A melhoria é de grande importância para a operação da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), visto que irá garantir o aumento da eficiência operacional e ainda mais segurança para as pessoas e operação ferroviária neste trecho.
O projeto atende ao crescimento dos negócios da Vale com o aumento no volume de carregamento plurianual da EFVM. As operações, que antes eram feitas por um painel elétrico de bancada, foram migradas, sendo agora realizadas por uma station (equipamento que controla as rotas de trens nos pátios) no Centro de Controle de Pátios (CCP). “O novo sistema de sinalização se configura num momento importante em que produtividade, aliada à segurança, são premissas importantíssimas para a EFVM na busca constante por eficiência e excelência operacional em seus ativos”, destaca o engenheiro do projeto, Iwanir Silva.
O controlador de Pátios e Terminais, Cleiton Duarte, destaca os ganhos em segurança: “Com a nova sinalização, podemos ver agora todo o pátio, a posição dos AMV’s (Aparelho de Mudança de Via), ocupação das linhas e outras situações operacionais. Hoje, os controladores de pátio, oficiais e maquinistas trabalham com mais segurança, agilidade e satisfação“, disse.