Domingo, 28 Abril 2024

Até o fim de 2015, três mil trabalhadores do transporte devem ser beneficiados pelo projeto Saúde nos Portos, uma parceria do Sest Senat e da SEP (Secretaria Especial de Portos da Presidência da República). A iniciativa está proporcionando, a esses profissionais, atendimentos gratuitos de saúde. A parceria foi formalizada nessa terça-feira (11), com a assinatura do termo de cooperação técnica, que ocorreu em Santos (SP). 

Com a rotina ocupada pelo trabalho, especialmente em razão das viagens, caminhoneiros e portuários podem ter dificuldade em encontrar tempo para verificar como estão as condições básicas de saúde. É por isso que o projeto é executado dentro das áreas portuárias, com a instalação de postos de atendimento nos quais poderão realizar diversos exames – como verificação de glicose, aferição de pressão arterial, IMC (Índice de Massa Corporal) e testes rápidos de HIV e sífilis –, receber orientações sobre saúde bucal, nutrição, saúde do homem, combate ao uso de álcool e drogas, e ainda participar de palestras e de aulas de alongamento e ginástica laboral.     

“Esta é a forma que encontramos de facilitar o acesso do trabalhador aos cuidados preventivos com a saúde, que é nosso dever”, diz a diretora-executiva nacional do Sest Senat, Nicole Goulart. “Por isso, vamos promover as ações dentro do porto. Enquanto o motorista, por exemplo, aguarda a carga ou descarga do caminhão, receberá a assistência e as orientações. Assim, eles poderão aproveitar o tempo para cuidar da saúde”, complementa. 

“O Sest Senat é um parceiro importante para qualificação e atenção em termos de saúde. Essa iniciativa significa investir no trabalhador, que é um ator importante no contexto do sistema portuário”, afirma o ministro da SEP, Edinho Araújo. Segundo ele, “isso significa ter trabalhadores mais motivados e valorizados”.

O diretor-geral da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), Mário Povia, ressalta a importância de iniciativas como essa para avançar na melhoria das condições de trabalho nas áreas portuárias. “Isso, no sistema como um todo, significa eficiência. Cuidando da saúde do trabalhador, é possível mantê-lo mais ativo. Por isso, é uma parceria fundamental”, avalia Povia. 

“O Sest Senat é um parceiro importante para qualificação e atenção em termos de saúde. Essa iniciativa significa investir no trabalhador, que é um ator importante no contexto do sistema portuário”, afirma o ministro da SEP, Edinho Araújo. Segundo ele, “isso significa ter trabalhadores mais motivados e valorizados”.

O diretor-geral da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), Mário Povia, ressalta a importância de iniciativas como essa para avançar na melhoria das condições de trabalho nas áreas portuárias. “Isso, no sistema como um todo, significa eficiência. Cuidando da saúde do trabalhador, é possível mantê-lo mais ativo. Por isso, é uma parceria fundamental”, avalia Povia. 

O primeiro porto a receber o projeto foi o de Paranaguá (PR), seguido pelo de Santos (SP), o maior da América Latina. De acordo com o diretor do Sest Senat de São Vicente, que é responsável pela região da Baixada Santista, Sérgio Pereira, somente por esse terminal, passam cerca de nove mil caminhoneiros por dia. “Um trabalhador com a saúde em dia será mais produtivo, mais eficiente, terá número de afastamentos menor”, conta Pereira. Ainda, segundo ele, os atendimentos permitirão obter um retrato de como estão as condições de saúde dos profissionais do transporte que atuam nesse segmento. Ele explica que “isso permite identificar o perfil do público-alvo do Sest Senat e preparar campanhas focadas nas principais necessidades”.  

O Saúde nos Portos passará, ainda, por Vitória (ES), no dia 19 de agosto; Suape (PE), em 26 de agosto; Natal (RN), de 14 a 18 de setembro; Salvador (BA), no dia 22 de outubro; Fortaleza (CE), de 26 a 30 de outubro; e nos portos do Rio de Janeiro (RJ), Belém (PA) e Rio Grande (RS), com datas a confirmar. 

Os trabalhadores que atuam nessas áreas portuárias são responsáveis pela movimentação de mais da metade da carga que transita pelos portos organizados do Brasil. Conforme dados da Antaq, nesses dez terminais, passaram 200 milhões de toneladas de produtos em 2014. Isso equivale a 20% de todo o transporte aquaviário de cargas do país. Natália Pianegonda/Agência CNT de Notícias

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