Segunda, 29 Abril 2024

POA entrevistaNo seminário realizado em junho a ANTAQ divulgou o último Índice de Desempenho Ambiental Portuário (IDA). Os dados divulgados relativos ao segundo semestre de 2014 revelam que os portos mais problemáticos são os de Porto Alegre (RS) e de Macapá (AP) em relação a problemas com o meio ambiente. O chefe de Divisão do Porto de Porto Alegre, Bruno Gonçalves Almeida, falou ao Portogente das medidas que vêm sedo tomadas para reverter essa situação num prazo de dois anos.

Ele aponta que o problema maior é cultural e que precisa ser feito um trabalho de conscientização com usuários dos serviços para chegar ao topo positivo da lista do IDA.

Portogente - Sendo o IDA um indicador para colocar a questão ambiental na agenda dos gestores portuários, que medidas vem sendo tomadas para reverter essa situação em Porto Alegre?
Almeida - A criação do indicador IDA é uma ótima iniciativa da ANTAQ, que visa promover a prestação dos serviços adequados por todos os Portos Brasileiros. O Porto de Porto Alegre vem desde o início do ano trabalhando forte para atualização de seus Planos e efetiva implementação em suas áreas.  Estamos trabalhando junto com os órgãos ambientais, e usuários do porto para regularização da licença de operação do Porto, já em análise no órgão estadual. Ou seja, basicamente todos os planos ambientais estão divididos em duas etapas; a primeira de atualização e a segunda de implantação. A perspectiva é que em dois anos consigamos atingir o topo da lista. 

Portogente - Na avaliação do senhor, quais são os fatores que mais prejudicam o meio ambiente portuário e que também impedem uma solução ambiental de longo prazo?
Almeida - Como não trabalhamos com contaminantes agressivos, o maior problema enfrentado no Porto é cultural. Teremos que proporcionar uma grande campanha de conscientização dos usuários, do TPA até importador. Todos os envolvidos na atividade portuária deverão ajudar. 

Portogente - Dentre as medidas implementadas pelo administração do porto, quais que o senhor considera mais relevante e que traz mais resultados?
Almeida - Como disse, estamos atualizando os planos do Porto de Porto Alegre. Mesmo assim considero o Plano de Ajuda Mútua o mais complexo e importante, pois é ele quem coordena as ações conjuntas em casos de emergências. É o plano que ninguém quer usar, mas devemos estar preparados para todas as situações. Das medidas que estão em implementação o que traz resultados visíveis a todos os usuários é Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), pois socialmente proporciona a destinação correta de resíduos, alimentando a cadeia produtiva da reciclagem, dando grau elevado de conforto aos usuários do porto.

Portogente - São realizadas parcerias com outras empresas, ONGs e órgãos ambientais no sentido de potencializar as ações de proteção ao meio ambiente na região?
Almeida - A administração do Porto, já tem parceria com os órgãos ambientais e alguns usuários. Também estamos buscando parcerias com universidades para ampliar os serviços de meio ambiente, também visando fomentar a pesquisa e educação no setor portuário.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome