A Brasil Terminal Portuário (BTP) e a Prefeitura Municipal de Santos premiaram, nesta terça-feira (4/8), na UME Mário de Almeida Alcântara, no Valongo, os vencedores da 5ª Edição do BTP Educa. Neste primeiro semestre, o tema dos trabalhos apresentados pelos participantes do concurso foi Segurança.
O evento contou com a presença da secretária municipal de Educação, Venúzia Fernandes acompanhada de sua secretária adjunta, Audrey Kleys, do secretário municipal de Assuntos Portuários e Marítimos, José Eduardo Lopes, do diretor-presidente da BTP, Antonio Passaro e demais executivos da Empresa, além das diretoras, professoras e pais e alunos das escolas participantes.
Foto: Divulgação
Durante a cerimônia de premiação, os secretários municipais presentes reafirmaram a importância da iniciativa. "Estamos muito satisfeitos com essa parceria, que é um sucesso entre as crianças e tem promovido uma maior conscientização socioambiental de nossos alunos. A participação deles, com o apoio de toda a equipe escolar no Programa, tem sido cada vez maior", afirmou a secretária de educação, Venúzia Fernandes. "Através do BTP Educa, a BTP reforça seu comprometimento com o desenvolvimento social de nossa região" destacou o secretário Eduardo Lopes.
O BTP Educa já está em seu terceiro ano. O Programa de Responsabilidade Social da BTP foi desenvolvido com o objetivo de incentivar a criatividade e a consciência socioambiental entre os 4.337 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental de 10 unidades da rede pública de ensino. Segundo o Diretor-Presidente da BTP, Antonio Passaro, a continuidade é elemento-chave em ações de Responsabilidade Social. "O BTP Educa tem conquistado resultados significativos com alcance cada vez maior. E isso só é possível porque o programa nasceu forte, com a parceria atuante da Prefeitura, e continua crescendo com responsabilidade e compromisso de todos os envolvidos". E o executivo complementa: "Para nós na BTP, ações socioambientais - assim como
segurança - são valores essenciais, e ocupam espaço de relevância em nossa agenda".
Finalizada no primeiro semestre deste ano, esta edição do Programa contou com o total de 2.910 trabalhos inscritos sobre segurança aplicada em vários ambientes: no trabalho, no uso da internet e redes sociais, no dia a dia, no trânsito e dentro de casa. A próxima edição do BTP Educa começa agora em agosto.
O projeto
O programa BTP Educa visa estimular o espírito de equipe entre os alunos dentro das escolas, pois através de um aluno vencedor, toda a equipe envolvida é premiada. Este critério de premiação - extensiva aos professores e às escolas - auxilia na promoção do círculo virtuoso do engajamento. O programa foi apresentado e discutido entre a BTP e a Secretaria Municipal de Educação, que expressou seu apoio e colaborou com a estruturação. As escolas foram escolhidas com base em critérios como a proximidade ao empreendimento da BTP. São elas: UME Judoca Ricardo Sampaio, UME Dr. José da Costa e Silva Sobrinho, UME José Carlos de Azevedo Jr., UME Mário de Alcântara, UME Martins Fontes, UME Oswaldo Justo e UME 28 de Fevereiro, além das três novas escolas contempladas a partir deste primeiro semestre de 2015, UME Santista, UME Rubens Lara, UME José Bonifácio.