Quarta, 24 Abril 2024

O Comitê Popular de Santos – Memória, Verdade e Justiça, está organizando para a próxima sexta-feira (24), um ato para lembrar presos e mortos no navio Raul Soares. A concentração será atrás da Alfândega, na estação das barcas que seguem para a Ilha Diana, das 17h00 às 19h00.

Na ocasião, também será deflagrada uma grande campanha de recolhimento de informações sobre o Navio Raul Soares e os organizadores do evento convidam a população de toda a Baixada Santista a contribuir com relatos, fotos e recortes de jornal para a criação de um amplo arquivo sobre o episódio. As pessoas que puderem disponibilizar material, devem entrar em contato pelo facebook do Comitê.

“Alguns fatos e momentos da nossa história devem permanecer vivos na nossa memória, porque o preço que se paga pelo esquecimento é muito alto”, alerta Chico Nogueira, presidente do Settaport, o único sindicato portuário que está apoiando esta iniciativa.

O Comitê Popular de Santos – Memória, Verdade e Justiça foi criado em novembro de 2013, durante a audiência pública da Comissão Nacional da Verdade, realizada no Sindicato dos Petroleiros de Santos. Em novembro de 2014, realizou o Encontro com a Justiça de Transição, no Fórum da Cidadania. O ato em memória dos horrores promovidos pelo navio Raul Soares sera a Terceira atividade, desde que o Comitê começou a atuar na cidade.

Sobre o Raul Soares
A embarcação de passageiros, foi construída em 1900, pela companhia Hamburg Süd; em 1925, foi adaptada também para o transporte de carga; e, quando já estava inativa, no Rio de Janeiro, foi requisitada pela Marinha Brasileira, pintada de preto e rebocada até o Porto.

O Raul Soares atracou em Santos, no dia 24 de abril de 1964, para servir de cárcere político para sindicalistas, estudantes, professores, militares dissidentes e trabalhadores de todas as categorias que se organizavam contra o regime repressivo que começava a se instalar no país. A bordo, os detidos enfrentaram torturas e passaram por longos interrogatórios, mas até hoje não se sabe exatamente quantas pessoas estiveram presas ali.

“O Raul Soares é um emblema do golpe militar e da humilhação sofrida pela cidade de Santos, quando perdeu a sua autonomia política”, lembra Maurício Valente, coordenador do Comitê.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome