A fabricante chinesa Foton Motors Group assinou na tarde desta terça-feira (13) um protocolo de intenções para a instalação de uma fábrica de caminhões em Guaíba, na Região Metropolitana de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. A parceira já havia sido divulgada nessa segunda. Durante o evento, no Palácio Piratini, o governador Tarso Genro reconheceu que o investimento para a implementação da montadora – de R$ 250 milhões – não é muito elevado, mas ressaltou a importância dela para o crescimento da economia gaúcha.
“Um investimento não se mede pela cifra imediata necessária para o funcionamento da fábrica. Ele tem que ser medido pelo impulso que abre para o conjunto das cadeias produtivas, que estão associadas com a instalação da empresa”, frisou o governador. “Neste sentido, o valor do investimento tem que ser entendido pelos efeitos que produz na economia”, acrescentou.
Foto: Alina Souza/Palácio Piratini
Caminhões exibidos na sede do governo estadual do RS
Tarso contou que ficou “frustrado” quando soube da desistência da montadora em se instalar no RS e ir para o Rio de Janeiro. Ele comemorou o fato de a empresa rever a decisão: “Acompanhei detalhadamente o processo de negociação e confesso que fiquei frustrado quando tive a notícia que a empresa estava desistindo do Rio Grande do Sul. Até porque, em visão estratégica, para a empresa a instalação no nosso Estado é melhor”.
O presidente da Foton Aumark do Brasil, Luiz Carlos de Barros, afirmou que a empresa foi muito bem recebida pelo governo do Estado e detalhou o projeto da montadora. “A Foton é uma montadora de caminhões. Ela não produz praticamente nenhuma peça. Ela compra de terceiros. Nós temos agora este contrato de 12 anos com o governo. Eu acho que é um momento importante porque as negociações foram muito duras”, contou.
O governador ainda frisou que o Estado tem uma economia diversificada e que está em crescimento. “Nossa economia é baseada na indústria, na agricultura, na tecnologia. Além de uma base da agricultura familiar, temos grandes empresas e multinacionais de presença no cenário global. Temos uma política industrial formata e articulada com setores nacionais e internacionais”, disse.
Produção no RS
A Foton pretende inaugurar a planta, sua primeira no país, em 2015. O BNDES deve financiar cerca de 80% do investimento. A capacidade de produção inicial é prevista em até 20 mil unidades/ano. Atualmente, a empresa importa para o Brasil os modelos Aumark 3,50 AK, Aumark 6,50 AK e Aumark 8,50 AK, que deverão ser fabricados na montadora gaúcha.
Para 2018, a capacidade deverá ser expandida para 50 mil unidades/ano. Quando esteve em negociação pela última vez no RS, a Foton planejava instalar a fábrica em uma área de cerca de 1,5 milhão de metros quadrados. Seriam gerados, aproximadamente, 400 empregos diretos.