Sexta, 26 Abril 2024
publicado originalmente pelo Correio do Povo (RS)

A fabricante chinesa Foton Motors Group assinou na tarde desta terça-feira (13) um protocolo de intenções para a instalação de uma fábrica de caminhões em Guaíba, na Região Metropolitana de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. A parceira já havia sido divulgada nessa segunda. Durante o evento, no Palácio Piratini, o governador Tarso Genro reconheceu que o investimento para a implementação da montadora – de R$ 250 milhões – não é muito elevado, mas ressaltou a importância dela para o crescimento da economia gaúcha.

“Um investimento não se mede pela cifra imediata necessária para o funcionamento da fábrica. Ele tem que ser medido pelo impulso que abre para o conjunto das cadeias produtivas, que estão associadas com a instalação da empresa”, frisou o governador. “Neste sentido, o valor do investimento tem que ser entendido pelos efeitos que produz na economia”, acrescentou.

Foto: Alina Souza/Palácio Piratini

Caminhões exibidos na sede do governo estadual do RS

Tarso contou que ficou “frustrado” quando soube da desistência da montadora em se instalar no RS e ir para o Rio de Janeiro. Ele comemorou o fato de a empresa rever a decisão: “Acompanhei detalhadamente o processo de negociação e confesso que fiquei frustrado quando tive a notícia que a empresa estava desistindo do Rio Grande do Sul. Até porque, em visão estratégica, para a empresa a instalação no nosso Estado é melhor”.

O presidente da Foton Aumark do Brasil, Luiz Carlos de Barros, afirmou que a empresa foi muito bem recebida pelo governo do Estado e detalhou o projeto da montadora. “A Foton é uma montadora de caminhões. Ela não produz praticamente nenhuma peça. Ela compra de terceiros. Nós temos agora este contrato de 12 anos com o governo. Eu acho que é um momento importante porque as negociações foram muito duras”, contou.

O governador ainda frisou que o Estado tem uma economia diversificada e que está em crescimento. “Nossa economia é baseada na indústria, na agricultura, na tecnologia. Além de uma base da agricultura familiar, temos grandes empresas e multinacionais de presença no cenário global. Temos uma política industrial formata e articulada com setores nacionais e internacionais”, disse.

Produção no RS
A Foton pretende inaugurar a planta, sua primeira no país, em 2015. O BNDES deve financiar cerca de 80% do investimento. A capacidade de produção inicial é prevista em até 20 mil unidades/ano. Atualmente, a empresa importa para o Brasil os modelos Aumark 3,50 AK, Aumark 6,50 AK e Aumark 8,50 AK, que deverão ser fabricados na montadora gaúcha.

Para 2018, a capacidade deverá ser expandida para 50 mil unidades/ano. Quando esteve em negociação pela última vez no RS, a Foton planejava instalar a fábrica em uma área de cerca de 1,5 milhão de metros quadrados. Seriam gerados, aproximadamente, 400 empregos diretos.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome