Quinta, 25 Abril 2024
Avisar a tripulação ou o comando de uma embarcação offshore, em curto espaço de tempo, sobre possíveis falhas ou problemas mecânicos, aumentar as chances de correção e evitar acidentes. Esta é uma das principais vantagens da evolução da automação naval. Os novos sistemas e equipamentos para monitoramento, controle e automação disponíveis no Brasil são destaque entre as tecnologias que estão inovando o mercado naval e offshore apresentadas até a próxima quinta-feira na décima edição da Navalshore - Marintec South America 2013, no Rio de Janeiro (RJ).

“A automação de embarcações offshore ainda é algo novo no País, diferente da realidade de países europeus. Aqui, muitos navios ainda são controlados de forma manual e sem controle total. O nível do tanque de uma embarcação, por exemplo, chega a ser medido no ‘palitinho’, enquanto os sistemas de automação disponíveis hoje no mercado já permitem uma visão completa, e em tempo real, de toda a planta de um navio de pequeno e médio porte. É possível controlar, com precisão, itens indispensáveis, como o nível dos tanques de diesel, possíveis alagamentos e a sua exata localização, controle das portas estanques e o gerenciamento dos motores”, conta Luiz Barbarini, engenheiro e diretor da Boning, empresa de origem Alemã, presente no Brasil desde 2007 - e que expõe os sistemas de controle na Navalshore.


Principais centros de formação utilizam sistemas de controle

Navio em 3D
Apresentar o projeto de engenharia de um navio em 3D também já é possível, graças a softwares como o que está sendo apresentado no evento pela Sener. É possível ter a experiência com o programa no estande da empresa, usando os óculos 3D e constatando na prática as vantagens de se visualizar o projeto de engenharia de um navio em várias dimensões.

Realidade Virtual
Simuladores que podem reproduzir virtualmente as operações de embarcações em alto mar, em portos e hidrovias são a novidade da Transpetro e também podem ser testados pelo público visitante. Desenvolvidos pela primeira vez no Brasil, os programas foram criados pela Companhia, em parceria com a Escola Politécnica da USP e o Cenpes (Centro de Pesquisas), da Petrobras. Eles são usados para treinamentos de oficiais de náutica e condutores fluviais. O simulador offshore reproduz as operações de transferência de petróleo entre embarcações em alto mar. O software é usado para treinamento dos oficiais responsáveis por conduzir os navios aliviadores da Transpetro, que trazem para o continente o petróleo produzido pelas plataformas marítimas.

As informações são da Assessoria de Imprensa da Navalshore.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome