Sexta, 19 Abril 2024

Circulam entre os órgãos de imprensa e as assessorias de deputados federais acusações de cartel no frete marítimo do transporte de cargas. A redação de Portogente já recebeu algumas manifestações nesse sentido. Nesta semana, foi a vez do prestigiado jornal O Globo publicar breve texto indicando reclamações por parte de produtores, exportadores e diversos proprietários de mercadorias.

A suspeita parte da coincidência de valores cobrados pelas grandes transportadoras marítimas: quase todas elas anunciaram ao mercado aumento de US$ 1.500 por contêiner de 40 pés, preço que entrará em vigor até o início de 2013.

Os exportadores brasileiros, conforme publicação de O Globo, procuram opções mais baratas de transporte com fornecedores na Índia, já que neste ano muito sofreram com o impacto da mudança de patamar do dólar e com o choque nos preços das commodities agrícolas. As empresas exportadora mais graúdas procuram articular, junto às suas representações políticas, formas de comprovar este cartel e fazem apelos de investigação ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Vale lembrar que os exportadores também passaram a pagar mais pelo frete no transporte de terrestre de cargas nos últimos meses, devido aos conhecidos gargalos logísticos do Brasil. No final das contas, o preço deve ser repassado ao consumidor brasileiro ou ao comprador internacional.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome