Circulam entre os órgãos de imprensa e as assessorias de deputados federais acusações de cartel no frete marítimo do transporte de cargas. A redação de Portogente já recebeu algumas manifestações nesse sentido. Nesta semana, foi a vez do prestigiado jornal O Globo publicar breve texto indicando reclamações por parte de produtores, exportadores e diversos proprietários de mercadorias.
A suspeita parte da coincidência de valores cobrados pelas grandes transportadoras marítimas: quase todas elas anunciaram ao mercado aumento de US$ 1.500 por contêiner de 40 pés, preço que entrará em vigor até o início de 2013.
Os exportadores brasileiros, conforme publicação de O Globo, procuram opções mais baratas de transporte com fornecedores na Índia, já que neste ano muito sofreram com o impacto da mudança de patamar do dólar e com o choque nos preços das commodities agrícolas. As empresas exportadora mais graúdas procuram articular, junto às suas representações políticas, formas de comprovar este cartel e fazem apelos de investigação ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Vale lembrar que os exportadores também passaram a pagar mais pelo frete no transporte de terrestre de cargas nos últimos meses, devido aos conhecidos gargalos logísticos do Brasil. No final das contas, o preço deve ser repassado ao consumidor brasileiro ou ao comprador internacional.