Sexta, 29 Março 2024

O Grupo EcoRodovias exerceu na última terça-feira (19/6) a opção de compra de 58,71% de participação nas empresas Tecondi, Termares e Termlog. A operação de aquisição de 41,29% das ações foi anunciada em 18 de maio e incluía uma opção de compra da participação restante em até 12 meses.

O negócio, de R$ 1,3 bilhão, foi pago com 30% de capital próprio e 70% de recursos de terceiros, que incluem uma emissão R$ 600 milhões em debêntures da Ecoporto, holding criada para controlar a operação.

Localizadas na margem direita do Porto de Santos, as Empresas, que representam 16% do mercado de movimentação de contêineres, possuem três berços privativos de atracação, com extensão total de 703 metros, e cinco pátios alfandegados para armazenamento de carga, que totalizam retroárea de 181 mil m2. Toda essa estrutura, agora denominada Complexo Tecondi, faz dele o terceiro maior terminal portuário da região e quinto maior do Brasil.

Com os Ecopatios Cubatão e Imigrantes e as demais unidades da Elog Sudeste, todas localizadas em um raio de até 200 quilômetros do Complexo Tecondi, a EcoRodovias passa a contar com a maior retroarea do Porto de Santos e poderá otimizar a operação do cais transferindo parte do volume armazenado no terminal para essas áreas.

Entre os investimentos previstos no Complexo Tecondi a partir de agora, estão a aquisição de novos equipamentos (portêineres e RTGs) e o reordenamento das áreas, maximizando as operações do terminal. A aquisição destes equipamento visa o aumento da produtividade no terminal, tornando-o mais preparado para atender os clientes.

As cargas conteinerizadas responderam, no ano passado, por 35% do total movimentado em Santos. Com exceção de 2009, em que o setor foi fortemente afetado pela crise financeira mundial, vem crescendo há mais de 10 anos.

Com essa aquisição, a EcoRodovias dá mais um importante passo, com foco na integração logística, e se posiciona como um dos maiores e mais preparados grupos empresarias que impulsionarão a economia e o comércio do país, interna e externamente.

As operações da EcoRodovias estão organizadas em sistemas logísticos, que incluem terminais multimodais e concessões rodoviárias nos principais corredores de importação e exportação e de circulação de bens, de produção, de consumo e de turismo do país.

Pelos 1.935 quilômetros de rodovias administradas pela empresa (já considerando os 476 quilômetros da BR-101) passam 50% das cargas movimentadas para importação e exportação. A EcoRodovias conta ainda com 14 unidades de logística, entre centros de distribuição, armazenagem e portos secos, e três plataformas multimodais.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome