Sábado, 23 Novembro 2024

A julgar pelos números do Centro Nacional de Navegação (Centronave), o ministro dos Portos Leônidas Cristino terá muito trabalho pela frente. A entidade aponta que o índice de cancelamento de escalas de navios em portos brasileiros foi alarmante em 2010, com taxa de 10% no Porto de Santos, o maior do Brasil, e percentual superior a isso em terminais do Sul do País.

* Segunda parte da entrevista: Dragagem representa avanço, mas Governo Federal deve fazer mais pelos portos
* Primeira parte da entrevista: Diretor do Centronave pede para ministro eliminar gargalos logísticos nos portos

Para o diretor-executivo do Centronave, Elias Gedeon, os números mostram de forma incontestável o gargalo portuário. Por conta disso, amparado em dados do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) e em estimativas do mercado, o Centro de Navegação calcula em R$ 40 bilhões a quantidade de dinheiro necessária para modernização dos portos e eliminação dos problemas mais sérios.

“Enquanto a economia brasileira está crescendo a taxas próximas de 7,5% ao ano, a movimentação de contêineres cresce num ritmo muito mais rápido, gerando um imenso congestionamento nos portos, com impacto no chamado Custo Brasil. No segmento de contêineres, por exemplo, o volume de importação teve aumento de 47% somente no último ano”.


Empresas de navegação registraram cancelamentos de Norte a Sul do País

Gedeon cita como exemplo clássico do congestionamento nos terminais um dado de Santos: nos últimos 10 anos, o volume de contêineres movimentados aumentou 215%, ante um aumento de apenas 6% no comprimento acostável nos berços de atracação e 49% na área alfandegada dedicada. “Os pátios estão congestionados, comprometendo as operações.”
 
O diretor do Centronave explica que o mais grave é o efeito-dominó gerado a partir do gargalo logístico. “Quando uma embarcação aguarda tempo excessivo para atracar e realizar os embarques e desembarques, é quase certo que deixe de fazer outra escala. Por isso o aumento da espera e dos atrasos nos embarques e desembarques gerou o aumento nos cancelamentos de escalas.”
 
NÚMEROS

Cancelamentos de escalas de navios no Brasil
Em 2010: 741
Em 2009: 457
Variação: 62,14%

Escalas de navios efetivadas no Brasil
Em 2010: 4.237
Em 2009: 4.664
Variação: - 9,16%
 
Escalas no terminal Santos Brasil, no Porto de Santos
2010: 705
2009: 803
Variação: -12,20%

Horas de espera no terminal Santos Brasil, no Porto de Santos
2010: 14.163
2009: 11.599
Variação: 22,10%

Cancelamentos de escalas de navios no Porto de Paranaguá
2010: 220
2009: 68
Variação: 220%

Custos estimados do atraso
R$ 161 milhões em 2010
R$ 124,10 por contêiner cheio
8%: percentual do frete destinado a cobrir os prejuízos dos atrasos

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