Segunda, 20 Outubro 2025

🌱 Conab apresenta soluções para segurança alimentar e produção sustentável

A Companhia Nacional de Abastecimento destacou ações voltadas ao combate à fome e à promoção da agropecuária sustentável durante evento global de empresas estatais

conab

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) participou do Encontro Global sobre Empresas Estatais e Ação Climática (15/09/25), promovido pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), em parceria com a Petrobras, no Centro de Pesquisa e Inovação da Petrobras (Cenpes), no Rio de Janeiro (RJ). Representaram a Companhia a diretora administrativa, financeira e de fiscalização, Rosa Neide Sandes, e o superintendente de gestão de riscos, conformidade e controles internos, Marcelo Gayardi.

🔹 Painel de Ação Climática e Segurança Alimentar

A diretora Rosa Neide Sandes participou do “Painel 4 - Ação Climática, Transição Justa e Segurança Alimentar”, apresentando o tema “Conab: Sustentabilidade e Transição Energética”. Ela destacou a importância da Conab em articular estoques reguladores para garantir a segurança alimentar e nutricional e no combate à fome em contexto de mudanças climáticas, além de mostrar medidas adotadas para aumentar a resiliência frente a eventos climáticos extremos.

“A Conab recebeu a tarefa de ser uma das companhias governamentais que atuaria fortemente para retirar o Brasil do Mapa da Fome da ONU. Fizemos o dever de casa e comemoramos a saída do país desse ranking, mas ainda existem mais de 8 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional”, ressaltou Rosa Neide Sandes.

O evento destacou o papel estratégico da Conab na construção de políticas públicas que combinam resiliência climática, inclusão social e soberania alimentar para uma transição justa e sustentável.

🌍 Empresas estatais como catalisadoras de mudanças

O encontro reuniu líderes de estatais brasileiras e especialistas internacionais para debater o potencial das empresas públicas na promoção de uma economia verde. As discussões fazem parte dos preparativos para a COP30, em Belém (PA), reforçando o papel estratégico dessas instituições, que representam cerca de 20% do PIB nacional e mais de 10% do PIB global, além de realizar quase um terço dos investimentos em infraestrutura.

Participaram como painelistas representantes da EPE, Itaipu Binacional, Embrapa, Banco do Brasil, BNDES, CEF e Petronas (Malásia), além de integrantes dos ministérios do Desenvolvimento Social (MDS), Fazenda (MF), Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), da Frente Única dos Petroleiros (FUP) e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O evento contou também com apoio da Flacso e da Open Society Foundations (OSF), além de autoridades econômicas internacionais de Alemanha, Chile, China e Colômbia, e acadêmicos do Instituto Alemão de Desenvolvimento e Sustentabilidade, Universidade de Massachusetts Amherst e SciencesPo-Paris.

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!