🌍 COP30: CNI defende protagonismo do setor privado e soluções concretas
Documento "Visão da Indústria sobre a COP30" aponta medidas de financiamento climático, mercado de carbono e transição justa

A menos de um mês da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), em Belém (PA), a Confederação Nacional da Indústria (CNI) defende que esta edição avance com ações concretas que conciliem desenvolvimento econômico e social. O documento "Visão da Indústria sobre a COP30" apresenta propostas estratégicas do setor industrial.
🔹 Participação do setor privado
O presidente da CNI, Ricardo Alban, destacou: "O ser humano deve estar no centro das discussões, porque não há desenvolvimento social sem desenvolvimento econômico. A melhor forma de ter resultados é sermos cúmplices do processo."
O evento Pré-COP30: O Papel do Setor Privado na Agenda de Clima, em Brasília, reuniu também Ricardo Mussa (chair da SB COP), Dan Ioschpe (high-level climate champion da COP30) e Hailton Madureira (secretário-executivo do Ministério das Cidades).
A SB COP, coalizão global da CNI, articula ações de sustentabilidade do setor privado e apoia as negociações climáticas da ONU, mostrando que é possível alinhar setor produtivo e público em torno de soluções reais.
💡 Propostas da indústria para a COP30
- Financiamento climático: Roadmap Baku-Belém detalha a mobilização da Nova Meta Coletiva Quantificada (NCQG), estimada em US$ 1,3 trilhão anuais até 2035.
- Facilitar acesso ao capital via bancos multilaterais e superação de restrições de endividamento.
- Incentivar projetos de alta integridade ambiental e geração de créditos de carbono (Artigo 6).
Adaptação com indicadores flexíveis: CNI propõe 100 indicadores mensuráveis e ajustáveis às capacidades de cada país, incluindo indicadores financeiros confiáveis.
Mercado de carbono: O país tem potencial para gerar créditos de alta integridade, atraindo novos investimentos e fortalecendo sua posição internacional.
Transição justa: Deve respeitar autonomia de cada país e evitar barreiras comerciais injustas, como o CBAM europeu.
🏆 Cases de sucesso SB COP
Foram recebidas mais de 670 propostas, das quais 48 foram selecionadas, com destaque para a América do Sul (quase 60% dos projetos). Entre os exemplos:
- Produção sustentável de ácido hialurônico, com pegada até 10x menor;
- Restauração de 350 mil hectares de manguezais;
- Reciclagem de 5,5 bilhões de garrafas PET por ano.
Agenda de prioridades: 23 medidas entregues ao presidente da COP30, incluindo triplicar a capacidade de energia renovável até 2030 e alinhar mercados globais de carbono.