Segunda, 11 Agosto 2025

⚓ ATP cria Comitê de Inovação e reforça papel da tecnologia para a competitividade dos portos brasileiros

1º Encontro de Comitês da ATP
📸 Foto: Divulgação

A Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), que congrega 70 portos privados no Brasil, lançou seu Comitê de Inovação durante o 1º Encontro de Comitês da entidade, realizado em Brasília. O evento reuniu representantes de empresas associadas e autoridades para debater soluções que promovam a eficiência, a competitividade e a sustentabilidade dos portos brasileiros no cenário global.

A abertura contou com a presença do presidente da ATP, Murillo Barbosa, da diretora-executiva Gabriela Costa, do secretário de Portos de Santos, Bruno Orlandi, além de representantes da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e Ministério de Portos e Aeroportos.

Participantes do 1º Encontro de Comitês da ATP

📸 Foto: Divulgação
“Este foi um encontro que veio para se manter nos próximos anos. Foi extremamente positivo para envolver todos os participantes dos seis comitês da ATP, em prol do desenvolvimento sustentável dos portos privados.” – Murillo Barbosa, presidente da ATP

Durante o evento, os coordenadores dos comitês apresentaram as principais pautas em andamento, incluindo debates técnicos sobre dragagem, licenciamento e segurança pública na navegação. Entre os debatedores estavam especialistas do Ibama, DNIT e Secretaria Nacional de Hidrovias e Navegação.

O recém-criado Comitê de Inovação foi destacado como peça fundamental para discutir e propor soluções técnicas que auxiliem órgãos reguladores e o setor portuário a avançar em eficiência e competitividade.

“A ATP inovou e acertou na criação do Comitê de Inovação. É fundamental a discussão técnica de temas de interesse coletivo para ter propostas que possam ser encaminhadas aos órgãos competentes.” – Tetsu Koike, diretor de Programa de Políticas Setoriais do Ministério de Portos e Aeroportos

Sobre a ATP

A Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) representa e defende os interesses do segmento privado na modernização dos portos brasileiros. Composta por 36 empresas de grande porte e responsável por 70 terminais privados, a ATP movimenta 60% da carga portuária nacional e gera cerca de 47 mil empregos diretos e indiretos.

Seus associados atuam em setores estratégicos como mineração, siderurgia, petróleo e gás, agronegócio, contêineres e complexos logísticos, fundamentais para o comércio exterior e o desenvolvimento econômico do Brasil.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!