Quarta, 23 Julho 2025

Tecnologia reduz tempo de inspeção dos tanques no terminal da Ultracargo em Santos

Tecnologia reduziu o tempo de inspeção dos tanques de 15 dias para apenas dois, sem necessidade de esvaziá-los e de parar a operação

Inspeção Ultracargo Santos 2

Imagem: Divulgação

Santos, julho de 2025 - A Ultracargo concluiu com sucesso uma operação inédita de inspeção robotizada de tanques de produtos inflamáveis no terminal de Santos (SP). A iniciativa utilizou tecnologias de ponta e foi desenvolvida com os tanques cheios e em operação, eliminando a necessidade de esvaziamento ou parada, o que reforça o compromisso da companhia com a segurança, inovação e excelência operacional.

A tecnologia empregada permitiu que as atividades fossem realizadas remotamente por meio de equipamentos intrínsecos, que acessam os tanques pelo teto e operam submersos. O processo incluiu diversas etapas, como a medição de espessura por ultrassom, utilização de câmeras embarcadas no robô para análises visuais e o georreferenciamento para identificar com precisão anomalias de baixa espessura. A solução possibilitou identificar se o tanque está íntegro para operar de forma segura por mais 10 anos, em conformidade com a API 653, norma que estabelece os requisitos mínimos para inspeção, reparo, alteração e reconstrução de tanques de armazenamento.

“A adoção dessa tecnologia representa um ganho expressivo em segurança, confiabilidade e produtividade, reduzindo riscos operacionais e otimizando o processo de inspeção”, conta Everaldo Silva Sena, Gerente de Planejamento e Controle de Manutenção da Ultracargo. Segundo ele, além de evitar a exposição de colaboradores a ambientes confinados, não foi preciso transferir o produto nem parar a operação, o que evitou desperdícios e gerou economia relevante. A solução reduziu significativamente o tempo necessário para a inspeção dos tanques: o processo, que antes exigia de 10 a 15 dias com o tanque fora de operação, agora é realizado em apenas dois dias, com o equipamento em plena atividade. “A operação também não gerou resíduos nem consumiu água no processo de adequação dos tanques, o que reforça seu caráter sustentável. É uma inovação que antecipa o futuro da manutenção em ambientes industriais”, completa.

Leopoldo José Gimenes, vice-presidente de Engenharia e Operações, relata que a busca por essa inovação começou em 2024, após uma inspeção inédita no tanque do sistema de combate a incêndio do terminal de Itaqui (MA), que não podia ser paralisado. Embora realizada com equipamentos diferentes, por se tratar de um tanque de água com restrições distintas das de produtos inflamáveis, a experiência inspirou a empresa a aplicar a tecnologia também em tanques de inflamáveis.

“A implementação bem-sucedida em Santos é resultado de quase um ano de estudo e planejamento minucioso. Por ser uma atividade complexa e inovadora, com o tanque em operação, exigiu colaboração extensiva entre equipes para lidar com desafios como o clima (chuva ou raios poderiam impedir a atividade) e a garantia da condição segura dos vapores no interior do tanque para a entrada do robô”, complementa o executivo.

Inspirada por benchmarks internacionais, especialmente de empresas nos Estados Unidos que já utilizam robôs semelhantes, a companhia agora aposta na ampliação do uso dessa tecnologia para outros terminais do país, como parte de seus planos de modernização e digitalização da manutenção de ativos. “Este projeto é considerado um piloto estratégico, com grande potencial de ser efetivado e expandido para outras instalações da empresa, alinhando a Ultracargo às melhores práticas globais e reforçando nosso compromisso com a segurança, inovação e excelência das operações”, finaliza o vice-presidente de Engenharia e Operações.

Sobre a Ultracargo

A Ultracargo é uma empresa de soluções logísticas integradas que hoje movimenta combustíveis, biocombustíveis, químicos, petroquímicos e óleos vegetais. Com mais de 1 milhão de metros cúbicos de capacidade estática, a empresa conta com terminais de granéis líquidos em quatro regiões brasileiras e está conectada aos modais rodoviário, ferroviário, hidroviário e dutoviário.

Seus terminais estão localizados em Rondonópolis (MT) e nos Portos de Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Aratu (BA), Suape (PE), Itaqui (MA) e Vila do Conde (PA). A empresa detém ainda 50% de participação na Opla, que opera um terminal de etanol em Paulínia (SP), e iniciará em 2025 a operação do novo terminal em Palmeirante (TO).

A Ultracargo, que soma quase 60 anos de história e faz parte do Ultra, um dos maiores grupos empresariais brasileiros, tem posição de liderança entre as empresas independentes de armazenagem de granéis líquidos do país.

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