🎯 Monitoramento do CCO de Santos ajuda a prender foragido suspeito de agredir mulher
O monitoramento do Centro de Controle Operacional (CCO) de Santos, interligado ao programa estadual Muralha Paulista, auxiliou na prisão, nesta segunda (14), de um fisiculturista suspeito de agredir a namorada em São Paulo antes de fugir para a Cidade. A abordagem foi realizada pela Polícia Militar (PM), que identificou o suspeito por meio da placa do veículo na Avenida Presidente Wilson.

Foto: Reprodução
Assim que foi informada do crime, a PM da Capital alimentou o sistema do Muralha Paulista com os dados do carro, o que permitiu que o veículo fosse identificado em Santos. Com o apoio do CCO, a polícia realizou a prisão do suspeito já na orla da cidade. O caso foi registrado como tentativa de homicídio na Delegacia de Defesa da Mulher de Santos.
🔍 Tecnologia em favor da segurança
Nos principais acessos ao Município e avenidas de maior fluxo, câmeras com tecnologia OCR (reconhecimento ótico de caracteres) fazem a leitura automática de placas, como foi utilizado nesta ocorrência. As imagens são transmitidas em tempo real ao programa Muralha Paulista, que visa restringir a mobilidade criminal por meio da integração de dados de diferentes instituições.
🏢 Estrutura do CCO
Inaugurado em 11 de setembro de 2020, o CCO funciona no embasamento do Paço Municipal e conta com 110 profissionais em sistema de plantão, incluindo integrantes da Guarda Civil Municipal, Defesa Civil, Ouvidoria, CET, Samu, Polícia Militar, Guarda Portuária e apoio de outras forças. A supervisão fica a cargo da Secretaria Municipal de Governo (Segov).
Esta iniciativa contempla o ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes, entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.