Domingo, 28 Abril 2024

Varejo online está cada vez mais aderindo à Inteligência Artificial, Rodrigo Garcia, Diretor da Petina Soluções Digitais, explica a importância de aderir a tecnologia para alavancar as vendas via marketplace

A inteligência artificial (IA) se mostra como um grande aliado dos vendedores, ajudando a oferecer experiências de compra genuinamente personalizadas. Segundo o estudo mais recente da Ebit/Nielsen, 75% das empresas de e-commerce do Brasil já utilizam algum tipo de tecnologia baseada em IA. Na atual evolução do marketplace, a personalização surgiu como uma ferramenta indispensável para atrair os consumidores e diferenciar as marcas.

IA Dad Pg

"A personalização é fundamental para se destacar em meio à concorrência acirrada dentro dos marketplaces. E, por meio do recursos de IA, os vendedores podem analisar dados em escala massiva e identificar padrões de comportamento do consumidor, permitindo a criação de ofertas e recomendações sob medida para cada cliente", afirma Rodrigo Garcia, diretor da Petina Soluções Digitais - startup especializada em gestão de vendas online via marketplaces.

Essas ferramentas possibilitam uma compreensão mais profunda dos gostos, preferências e histórico de compra de cada cliente, tornando possível oferecer produtos relevantes no momento certo e através do canal mais adequado. Além disso, as tecnologias de IA podem automatizar o processo de personalização, garantindo uma experiência consistente e eficiente em larga escala.

IA e fidelização do cliente
De acordo Garcia, a personalização impulsionada pela Inteligência Artificial não se limita apenas à seleção de produtos, mas também se estende à otimização da jornada do cliente. "Com a IA, os vendedores podem criar jornadas de compra personalizadas, desde a descoberta até o pós-venda, aumentando a satisfação do cliente e incentivando a fidelidade à marca", acrescenta ele.

Vantagens de aderir aos recursos de IA
Para o executivo, a ferramenta tem potencial para fazer análises de cruzamento de dados, pois ela pode ser utilizada para criar interações em chats - como no caso do ChatGPT - ou para realizar tarefas específicas, como comparar preços entre dois links e em outros sites, apresentando os resultados em uma tabela do Excel. Ainda na avaliação do líder do Grupo Petina, a IA é capaz de coletar informações de preços em diversos sites, permitindo identificar variações de preço de maneira ágil, “Portanto, a automação do atendimento ao cliente por meio da IA pode melhorar significativamente a experiência do cliente e aumentar a satisfação”, diz Garcia.

"A inteligência artificial não está apenas revolucionando o varejo online, mas também redefine a relação entre vendedores e consumidores. Ao oferecer uma personalização precisa e relevante, estamos construindo um novo tipo de experiência que vai fidelizar cada vez mais clientes", finaliza o diretor.

Sobre a Petina- Fundada em 2015, é pioneira na gestão de negócios online para indústrias e importadores em marketplaces nacionais e internacionais. São mais de 600 clientes atendidos, sendo de segmentos diversos, como Nike, Scala, Lupo, Guess, Puket, entre outras. Eleita melhor consultoria pelo Mercado Livre em 2021 e 2022. Responsável pela gestão de mais de R$ 60 milhões de vendas mensalmente nos marketplaces e e-commerces próprios. Seu objetivo principal é apoiar as empresas na digitalização do negócio com foco em performance em vendas com eficiência operacional.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome