Para que os clientes tenham uma visão ainda melhor da situação de suas cargas em tempo real, por meio de um aplicativo, as empresas do Grupo Maersk desenvolveram a tecnologia Remote Container Management (RCM), ou Gerenciamento Remoto de Contêiner, que permite monitorar as condições dentro do contêiner, desde o momento do embarque das mercadorias até a entrega no destino final. A partir do 3º trimestre deste ano, os 370 mil contêineres reefer da frota contarão com a tecnologia, considerada uma das mais abrangentes do mundo.
O RCM é ideal para transportar carga fresca, congelada ou farmacêutica, eliminando o risco de surpresas inesperadas quando o contêiner é aberto. A tecnologia foi desenvolvida para que o cliente tenha, em tempo real, a visão completa do estado de sua carga, identificando a melhor maneira de agir caso ocorra algum imprevisto nesta jornada.
“Com esta tecnologia, o cliente alcança um novo patamar de monitoramento, o que garante mais transparência em todo o trajeto da carga. Os principais benefícios são flexibilidade para tomada de decisões, controle do número de dias em que a carga está viajando, o local exato em que se encontra num determinado momento, além da possibilidade de verificar se as mercadorias se mantiveram nas temperaturas necessárias para que cheguem ao destino final nas condições ideais”, explica Rodolfo Salles, Reefer Sales Manager da Hamburg Süd.
A solução 2.0 do RCM contará com o apoio do assistente virtual Capitão Peter, que informará proativamente o local em que o contêiner está, variação de temperatura, ventilação, entre outros dados.
“O RCM permitirá uma ampla cobertura, especialmente para cargas resfriadas como frutas (abacate, limão, manga, melão e uva), carne e mercadorias mais sensíveis. Temos certeza de que será uma solução com grande potencial de crescimento e fácil aceitação pelos nossos clientes, em função da série de benefícios que o Gerenciamento Remoto de Contêiner pode proporcionar às diferentes cargas”, complementa Salles.